A PANDEMIA DE COVID-19 IMPÔS DIVERSOS DESAFIOS SOCIAIS, POLÍTICOS E CIENTÍFICOS PARA A POPULAÇÃO MUNDIAL, AGRAVANDO DESIGUALDADES E TRAZENDO IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO E OS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM, CUJAS ANÁLISES SÃO DE SUMA IMPORTÂNCIA. MEDIANTE ESSE CENÁRIO, DESCREVEMOS PRÁTICAS DE ENSINO DE CIÊNCIAS DESENVOLVIDAS COM TURMAS DE 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE), E ANALISAMOS A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE A VIVÊNCIA DO ISOLAMENTO SOCIAL E O ERE. OS DADOS COLETADOS POR MEIO DE QUESTIONÁRIO DIGITAL INDICAM A PREDOMINÂNCIA DE SENTIMENTOS NEGATIVOS (MEDO DE REPROVAÇÃO, CANSAÇO, TRISTEZA E ANSIEDADE) POR PARTE DOS ESTUDANTES, E EXPLICITAM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM PELA MAIORIA, ALERTANDO DOCENTES ACERCA DA SOBRECARGA DE ATIVIDADES DESTINADAS AOS DISCENTES. NO QUE TANGE AS ATIVIDADES E MATERIAIS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS, OS ESTUDANTES APONTAM COMO POSITIVA A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS MULTIMODAIS, SENDO OS VÍDEOS, CHARGES E TIRINHAS OS DE MAIOR PREDILEÇÃO PELOS ESTUDANTES.