O TEXTO RELATA PARTE DA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS VOLTADA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA QUE VIMOS REALIZANDO NO ‘PROJETO FUNDÃO BIOLOGIA’. NELE, REFLETIMOS SOBRE O MODO COMO ESCOLHEMOS ELABORAR 3 MATERIAIS DIDÁTICOS POR MEIO DO USO DE MAPAS, NA INTERFACE COM PERSPECTIVAS CURRICULARES QUE ASSUMEM A HISTÓRIA DO CURRÍCULO COMO HISTÓRIA DO PRESENTE. PERCEBEMOS OS MAPAS COMO UMA INTERESSANTE ALTERNATIVA PARA A ABORDAGEM DAS TEMÁTICAS AMBIENTAIS LOCAIS. A POSSIBILIDADE DE ELABORAR MATERIAIS DIDÁTICOS QUE ATENDEM AOS INTERESSES E DEMANDAS DAS ESCOLAS PÚBLICAS, ALIADA A UMA CONSISTENTE REFLEXÃO TEÓRICA QUE APOIA EM INVESTIGAÇÕES NO CAMPO DO CURRÍCULO, NOS FORNECEU ELEMENTOS PARA PENSAR EM ASPECTOS DO PLANEJAMENTO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL. ALÉM DISSO, ESSA ABORDAGEM HISTÓRICA TEM NOS PERMITIDO PRODUZIR UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE A REALIDADE SOCIOAMBIENTAL DAS ESCOLAS DO ENTORNO DA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR NA QUAL ESTUDAMOS, ARTICULANDO O LOCAL AO GLOBAL.