LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA E EDUCAÇÃO NO CAMPO: SABERES DO CAMPO NOS GÊNEROS TEXTUAIS
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7474 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1764 "inscrito_id" => 3270 "titulo" => "LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA E EDUCAÇÃO NO CAMPO: SABERES DO CAMPO NOS GÊNEROS TEXTUAIS" "resumo" => "Apresentam-se resultados de que analisa a relação entre os gêneros textuais oral/escrito contidos no livro didático de língua portuguesa (LDLP) da Educação no Campo, adotado nas Escolas Municipais das comunidades rurais (Malhadinha, Retiro-Barra de Santana/PB; Alto dos Cardeiros e Luiz de Melo-Queimadas/PB) e a realidade socioambiental do campo, averiguando de que forma os gêneros textuais dialogam com os saberes e fazeres cotidianos do campo. Adotou-se uma pesquisa qualitativa de campo e documental inspirada em estudos e pesquisas acerca da Educação no Campo (MOLINA, 2009; ANTUNES-ROCHA, 2009), as discussões sobre o livro didático (FARIA, 1987; CORACINI, 1999); os gêneros textuais orais e escritos (MARCUSCHI, 2001), as políticas educacionais (PCN, PNLD, LDB), além da consulta dos exemplares dos livros didáticos aprovados pelo Plano Nacional de Livro Didático (PNLD) destinado ao campo. A pesquisa surgiu de inquietações narradas por professoras sobre a realidade da educação no campo e seus enfrentamentos didático-pedagógicos, dentre os quais, destacou-se a distância entre os saberes pedagógicos do livro didático e a realidade da vida no campo pontuada pelas professoras. O estudo pautou-se na identificação do LDLP adotado nas 1ª e 5ª séries da Educação Básica no Campo, verificando os tipos de gêneros textuais oral/escrito, sobretudo os escritos, atentando para a sua relação com a realidade socioambiental expressada nos fazeres da população local. A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica, documental e de campo realizada com a visitação em quatro escolas do campo para a aquisição do LDLP, coleta de entrevistas com quatro professoras, seguindo a análise e discussão dos dados. Foi analisado o LDLP, referente às 1ª e 5ª séries da educação básica no campo, atentando para a recorrência dos gêneros textuais escritos (diário, tirinha, cordel, etc) e sua relação com a realidade socioambiental do campo. Observou-se que suas propostas didático-pedagógicas, sobretudo do conteúdo temático, não dialogam com a realidade socioambiental e cultural do campo, desta forma, ocultando saberes e silenciando fazeres cotidianos do campo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO NO CAMPO, LDLP, SABERES LOCAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_15_14_15_idinscrito_3270_ae28dcd3de8900d69c8ae2a223080824.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA RAMOS PIMENTEL" "autor_nome_curto" => "MARIANA PIMENTEL" "autor_email" => "ramospimentel@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7474 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1764 "inscrito_id" => 3270 "titulo" => "LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA E EDUCAÇÃO NO CAMPO: SABERES DO CAMPO NOS GÊNEROS TEXTUAIS" "resumo" => "Apresentam-se resultados de que analisa a relação entre os gêneros textuais oral/escrito contidos no livro didático de língua portuguesa (LDLP) da Educação no Campo, adotado nas Escolas Municipais das comunidades rurais (Malhadinha, Retiro-Barra de Santana/PB; Alto dos Cardeiros e Luiz de Melo-Queimadas/PB) e a realidade socioambiental do campo, averiguando de que forma os gêneros textuais dialogam com os saberes e fazeres cotidianos do campo. Adotou-se uma pesquisa qualitativa de campo e documental inspirada em estudos e pesquisas acerca da Educação no Campo (MOLINA, 2009; ANTUNES-ROCHA, 2009), as discussões sobre o livro didático (FARIA, 1987; CORACINI, 1999); os gêneros textuais orais e escritos (MARCUSCHI, 2001), as políticas educacionais (PCN, PNLD, LDB), além da consulta dos exemplares dos livros didáticos aprovados pelo Plano Nacional de Livro Didático (PNLD) destinado ao campo. A pesquisa surgiu de inquietações narradas por professoras sobre a realidade da educação no campo e seus enfrentamentos didático-pedagógicos, dentre os quais, destacou-se a distância entre os saberes pedagógicos do livro didático e a realidade da vida no campo pontuada pelas professoras. O estudo pautou-se na identificação do LDLP adotado nas 1ª e 5ª séries da Educação Básica no Campo, verificando os tipos de gêneros textuais oral/escrito, sobretudo os escritos, atentando para a sua relação com a realidade socioambiental expressada nos fazeres da população local. A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica, documental e de campo realizada com a visitação em quatro escolas do campo para a aquisição do LDLP, coleta de entrevistas com quatro professoras, seguindo a análise e discussão dos dados. Foi analisado o LDLP, referente às 1ª e 5ª séries da educação básica no campo, atentando para a recorrência dos gêneros textuais escritos (diário, tirinha, cordel, etc) e sua relação com a realidade socioambiental do campo. Observou-se que suas propostas didático-pedagógicas, sobretudo do conteúdo temático, não dialogam com a realidade socioambiental e cultural do campo, desta forma, ocultando saberes e silenciando fazeres cotidianos do campo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO NO CAMPO, LDLP, SABERES LOCAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_15_14_15_idinscrito_3270_ae28dcd3de8900d69c8ae2a223080824.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA RAMOS PIMENTEL" "autor_nome_curto" => "MARIANA PIMENTEL" "autor_email" => "ramospimentel@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }