UNIMONTES E PIBID TRILHANDO NOVOS HORIZONTES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOS DOCENTES EM GEOGRAFIA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8026 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1843 "inscrito_id" => 3036 "titulo" => "UNIMONTES E PIBID TRILHANDO NOVOS HORIZONTES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOS DOCENTES EM GEOGRAFIA" "resumo" => "A Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID buscam trilhar novos horizontes para a formação inicial dos docentes em Geografia, concretizando por meio do desenvolvimento de ações, propostas e projetos voltados para a educação básica. A Unimontes participa do PIBID desde 2010, onde atualmente todos os cursos de licenciatura da universidade são atendidos pelo programa. Nesta trajetória, vários professores foram graduados por meio da parceira Unimontes e PIBID, o qual se afirma que essa relação contribuiu para um desenvolvimento profissional eficaz e qualitativo. Neste sentido, o objetivo do presente estudo está pautado em destacar a importância da parceria entre Unimontes e PIBID para a formação inicial dos futuros docentes em Geografia, por meio de ações e projetos desenvolvidos na Escola Estadual Antônio Canela/Montes Claros/MG. A metodologia utilizada para alcançar o objetivo proposto fundamenta-se em referenciais teóricos voltado para o contexto do Programa e da importância de uma formação inicial qualitativa. Após, serão elencadas as ações e projetos desenvolvidos na unidade de educação básica para demonstrar a efetividade da parceria Unimontes e PIBID. Sabendo do baixo prestigio da docência, as inserções de políticas públicas voltadas para a valorização do magistério são fundamentais para qualidade da formação inicial dos professores das escolas públicas. Deste modo, a integração entre o PIBID e a Unimontes foram primordiais para valorização da licenciatura, aproximando os futuros docentes às práticas desenvolvidas em salas de aula, fomentando assim experiências metodológicas de caráter inovador, responsáveis socialização profissional antecipatória concreta e efetiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "PIBID, UNIMONTES, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_16_05_37_idinscrito_3036_45d18385660a9bacf45b064e6ff403dd.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSICA INGRID SILVA TRINDADE" "autor_nome_curto" => "JÉSSICA INGRID" "autor_email" => "jessica.ingrid.mg@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS - UNIMONTES" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8026 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1843 "inscrito_id" => 3036 "titulo" => "UNIMONTES E PIBID TRILHANDO NOVOS HORIZONTES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOS DOCENTES EM GEOGRAFIA" "resumo" => "A Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID buscam trilhar novos horizontes para a formação inicial dos docentes em Geografia, concretizando por meio do desenvolvimento de ações, propostas e projetos voltados para a educação básica. A Unimontes participa do PIBID desde 2010, onde atualmente todos os cursos de licenciatura da universidade são atendidos pelo programa. Nesta trajetória, vários professores foram graduados por meio da parceira Unimontes e PIBID, o qual se afirma que essa relação contribuiu para um desenvolvimento profissional eficaz e qualitativo. Neste sentido, o objetivo do presente estudo está pautado em destacar a importância da parceria entre Unimontes e PIBID para a formação inicial dos futuros docentes em Geografia, por meio de ações e projetos desenvolvidos na Escola Estadual Antônio Canela/Montes Claros/MG. A metodologia utilizada para alcançar o objetivo proposto fundamenta-se em referenciais teóricos voltado para o contexto do Programa e da importância de uma formação inicial qualitativa. Após, serão elencadas as ações e projetos desenvolvidos na unidade de educação básica para demonstrar a efetividade da parceria Unimontes e PIBID. Sabendo do baixo prestigio da docência, as inserções de políticas públicas voltadas para a valorização do magistério são fundamentais para qualidade da formação inicial dos professores das escolas públicas. Deste modo, a integração entre o PIBID e a Unimontes foram primordiais para valorização da licenciatura, aproximando os futuros docentes às práticas desenvolvidas em salas de aula, fomentando assim experiências metodológicas de caráter inovador, responsáveis socialização profissional antecipatória concreta e efetiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "PIBID, UNIMONTES, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_16_05_37_idinscrito_3036_45d18385660a9bacf45b064e6ff403dd.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSICA INGRID SILVA TRINDADE" "autor_nome_curto" => "JÉSSICA INGRID" "autor_email" => "jessica.ingrid.mg@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS - UNIMONTES" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }