O NASCIMENTO DE UMA RAIZ HÍBRIDA NA PERIFERIA NOS PROVOCA A PENSAR SOBRE COMO ESSA EXPRESSÃO REVERBERA ENTRE AS DIVERSAS REGIÕES NO MUNDO. NO BRASIL O RAP É UM CRIADOR DE CENÁRIOS ONDE A CULTURA E O PENSAMENTO EMERGEM. ESTE TRABALHO DÁ VOZ E OUVIDOS A UMA INQUIETUDE DO PENSAMENTO. SOB ESSA GUIA, OBJETIVAMOS SIGNIFICAR O RAP COMO UMA EXPRESSÃO DA CULTURA QUE PERMITE ACESSAR VIAS DE PENSAMENTO CRÍTICO, ESTRATÉGICO PARA RESISTIR À REDUÇÃO DAS HUMANIDADES, CULTURAS, CONHECIMENTOS E PERTENCIMENTOS. TOMAMOS ESSAS SINGULARIDADES DO RAP PARA REFLETIR SOBRE AS CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA, PROBLEMATIZANDO SUA NECESSIDADE DE QUESTIONAR E CRITICAR OS FENÔMENOS E A REALIDADE. PARA TECER ESSA RELIGAÇÃO DE SABERES TOMAMOS O MÉTODO COMO ESTRATÉGIA (MORIN, 2004) PARA CONSTRUIR PONTES DE DIÁLOGO ENTRE A PRODUÇÃO INTELECTUAL DA ÁREA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, O PENSAMENTO COMPLEXO E AS METÁFORAS PRESENTES NA MÚSICA “CAPÍTULO 4, VERSÍCULO 3” DOS RACIONAIS MC’S.