ALUNOS DO 7º ANO CONSTRUINDO GRÁFICOS E TABELAS
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6887 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 577 "inscrito_id" => 5070 "titulo" => "ALUNOS DO 7º ANO CONSTRUINDO GRÁFICOS E TABELAS" "resumo" => "O emprego de representações de dados estatísticos por meio de gráficos e tabelas está cada vez mais presente no nosso cotidiano, os meios de comunicação, como jornais, revistas e outras mídias, faz usos dessas ferramentas para promover as notícias de forma rápida e resumida, a um maior número de pessoas possíveis. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo apresentar uma sequência didática realizada com alunos do 7º ano em atividade que exploravam a habilidade de analisar e construir Gráficos e Tabelas. Assim, trabalhamos com 38 alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da Região Metropolitana do Recife. Realizamos essa sequência em quatro etapas, sendo que a 1ª teve como objetivo apresentar os conteúdos a serem trabalhados com os alunos. Mostramos situações representadas em gráficos e tabelas encontradas em nosso cotidiano. Na Etapa 2 realizamos uma exposição prática de como construir uma pesquisa. Os participantes tiveram que construir e organizar um banco de dados. Na Etapa 3 os alunos construíram tabelas e gráficos de acordo com o que foi coletado na fase anterior. Já na 4ª, denominada de avaliação do conhecimento individual dos alunos. Solicitamos aos mesmos que realizassem, a partir de um texto extraído do IBGE, os gráficos e as tabelas. Assim poder verificar o ganho de aprendizados dos mesmos após serem submetidos à sequência. Diante dos resultados constatamos que nenhum aluno foi capaz, na 4ª Etapa de realizar 100% das atividades corretamente, visto que só tivemos acertos parciais. O que nos demonstra a necessidade de intervenções pontuais no que se referem aos elementos que constituem a construção de gráficos e tabelas.Uma vez que, percebemos que os alunos não conseguem representar corretamente todos os elementos essenciais de uma tabela (título, descritor, sistematização dos dados, utilização ou não das linhas e colunas) e de um gráfico (nomeação dos eixos, títulos, descrição das variáveis e a escala). Por outro lado, mesmo apresentado dificuldades os participantes apresentaram interesse nas atividades propostas, apresentando acertos parciais, tanto na construção de gráficos como na de tabelas, o que é muito positivo, pois permitiu, de forma gradual, explorar o tema em questão. Contribuir assim, para ampliar o conhecimento dos alunos sobre gráficos e tabelas. Desse modo, com a sequência didática foi possível perceber que é possível trabalhar com esse conteúdo com alunos dessa escolaridade e constatar a necessidades de intervenções posteriores para com isso promoverem a aprendizagem dos mesmos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "palavra_chave" => "SEQUÊNCIA DE DIDÁTICA, GRÁFICOS E TABELAS, ESTUDANTE." "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_09_08_2014_17_14_42_idinscrito_5070_e464acee6da957ab7b46cc013068b0f7.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO MARCOS RIBEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "PAULO MARCOS" "autor_email" => "pmribeirogen2@hotmail.com" "autor_ies" => "UNICAP -PE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6887 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 577 "inscrito_id" => 5070 "titulo" => "ALUNOS DO 7º ANO CONSTRUINDO GRÁFICOS E TABELAS" "resumo" => "O emprego de representações de dados estatísticos por meio de gráficos e tabelas está cada vez mais presente no nosso cotidiano, os meios de comunicação, como jornais, revistas e outras mídias, faz usos dessas ferramentas para promover as notícias de forma rápida e resumida, a um maior número de pessoas possíveis. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo apresentar uma sequência didática realizada com alunos do 7º ano em atividade que exploravam a habilidade de analisar e construir Gráficos e Tabelas. Assim, trabalhamos com 38 alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da Região Metropolitana do Recife. Realizamos essa sequência em quatro etapas, sendo que a 1ª teve como objetivo apresentar os conteúdos a serem trabalhados com os alunos. Mostramos situações representadas em gráficos e tabelas encontradas em nosso cotidiano. Na Etapa 2 realizamos uma exposição prática de como construir uma pesquisa. Os participantes tiveram que construir e organizar um banco de dados. Na Etapa 3 os alunos construíram tabelas e gráficos de acordo com o que foi coletado na fase anterior. Já na 4ª, denominada de avaliação do conhecimento individual dos alunos. Solicitamos aos mesmos que realizassem, a partir de um texto extraído do IBGE, os gráficos e as tabelas. Assim poder verificar o ganho de aprendizados dos mesmos após serem submetidos à sequência. Diante dos resultados constatamos que nenhum aluno foi capaz, na 4ª Etapa de realizar 100% das atividades corretamente, visto que só tivemos acertos parciais. O que nos demonstra a necessidade de intervenções pontuais no que se referem aos elementos que constituem a construção de gráficos e tabelas.Uma vez que, percebemos que os alunos não conseguem representar corretamente todos os elementos essenciais de uma tabela (título, descritor, sistematização dos dados, utilização ou não das linhas e colunas) e de um gráfico (nomeação dos eixos, títulos, descrição das variáveis e a escala). Por outro lado, mesmo apresentado dificuldades os participantes apresentaram interesse nas atividades propostas, apresentando acertos parciais, tanto na construção de gráficos como na de tabelas, o que é muito positivo, pois permitiu, de forma gradual, explorar o tema em questão. Contribuir assim, para ampliar o conhecimento dos alunos sobre gráficos e tabelas. Desse modo, com a sequência didática foi possível perceber que é possível trabalhar com esse conteúdo com alunos dessa escolaridade e constatar a necessidades de intervenções posteriores para com isso promoverem a aprendizagem dos mesmos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "palavra_chave" => "SEQUÊNCIA DE DIDÁTICA, GRÁFICOS E TABELAS, ESTUDANTE." "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_09_08_2014_17_14_42_idinscrito_5070_e464acee6da957ab7b46cc013068b0f7.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO MARCOS RIBEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "PAULO MARCOS" "autor_email" => "pmribeirogen2@hotmail.com" "autor_ies" => "UNICAP -PE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }