O ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA, MUITAS VEZES, CARECE DE RECURSOS DIDÁTICOS QUE AUXILIEM NA APRENDIZAGEM DE UMA GRANDE QUANTIDADE DE TERMOS E CONCEITOS ABSTRATOS RELACIONADOS A ESTRUTURAS MICROSCÓPICAS, SENDO NECESSÁRIA A FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIAS ALTERNATIVAS DE ENSINO. NESTE SENTINDO, APRESENTAMOS UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA REALIZADA COM EDUCANDOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA DE FLORIANÓPOLIS-SC, NA QUAL FOI EXECUTADA UMA RECEITA CULINÁRIA COMO ANALOGIA E RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR. A UTILIZAÇÃO INTENCIONAL DESTA ANALOGIA, SOMADA À MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA, MOSTROU-SE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA POTENTE E CONCLUÍMOS QUE O USO DE UM RECURSO DIDÁTICO LÚDICO PROMOVEU A ABERTURA POR PARTE DOS DISCENTES, FACILITANDO O DESPERTAR DA CURIOSIDADE SOBRE COMO OCORREM OS PROCESSOS CELULARES.