Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LER PARA CONHECER EESCREVER PARA TRANSFORMAR: UMA PERSPECTIVA SISTEMÁTICA

Palavra-chaves: LEITURA, PROJETO, APRENDIZAGEM Pôster (PO) LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
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Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

O presente resumo refere a um projeto sobre a prática de leitura efetivamente sistemática numa turma de EJA interagindo com as turmas do 2° ciclo inicial e final no turno vespertino na perspectiva de formação de leitores competentes bem como o incentivo a uma prática diária efetiva. Busca-se desenvolver rodas de leituras interativas entre discentes, esses envolvidos com a mediação de docentes nas referidas turmas. Bem como breves produções que possibilite o entendimento de processos sistemáticos de gêneros textuais previamente escolhidos que atenda a blocos temáticos contextualizados sugeridos pela Secretaria Municipal de Campina Grande, a exemplo da produção de acróstico; lista; poesia; biografia; autobiografia; resumo de lendas; novas versões do texto parlenda, entrevista. Os mesmos produzidos numa perspectiva de sequência didática com o objetivo de utilizar diferentes possibilidades de linguagens e diferentes tipologias textuais.O projeto consta de três etapas: A primeira iniciou-se com a estruturação teórica e divulgação à comunidade escolar, paralela com as rodas de leitura presentes nas demais etapas previamente agendadas. Na segunda etapa busca-se efetivar a motivação de leitores previamente agendados com datas para saída e entrega de livros e os registros das leitura sem fichas de leitura. A produção de textos é a terceira etapa com a culminância para exposição de material produzido e a entrega de premiação (medalha, certificado e kit leitura ). Ao que refere as estratégias usadas seguiu-se inicialmente com a estruturação do suporte teórico; articulação com professores colaboradores para agendamentos das rodas de leitura. As práticas dessas mesmas acontecem semanalmente através de rodas de leituras temáticas previamente agendadas nas quais elas podem ter o leitor-guia: o docente e aluno previamente agendados para sua apresentação;alunos que espontaneamente se dispõem a ler, convidados de outras turmas, e/ou da comunidade, culminância temática, monitoramento aos alunos leitores, organização de pasta para registro de alunos leitores; registros em relatório bimestralmente para avaliação e reajustes sempre que necessário; organização de um canal de escuta;montagem de painéis para divulgação de temas abordados bem como os referidos gêneros textuais e organização de pasta catálogo para as sequências didáticas, agendamento para planejamento das rodas de leitura e/ou eventos. Acredita-se que um projeto de leitura contextualizado com blocos temáticos na perspectiva sistemática com sequência didática possibilite um trabalho pedagógico numa perspectiva de leitura interpretativa dos mais variados ângulos dos textos em estudo; bem como suas características de intencionalidade comunicativa, espaço sócio-cultural, registros linguístico, a seleção lexical, interlocução dos leitores, a classificação do texto e seu veiculo de circulação; entre outros. Portanto percebe-se que um fazer de práticas pedagógica sequenciado de leitura e escrita evidencia significados contextualizados de forma precisa; pois essas mesmas são realizadas através de atividades ligadas entre si possibilitando olhares de linguagens múltiplas necessárias ao aprendizado dos educandos. Espera-se que esses se tornem leitores mais eficientes ao processo de aprendizado contextualizado num caminho transdisciplinar.

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