PEDAGOGIA DE PROJETOS: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7740 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 821 "inscrito_id" => 276 "titulo" => "PEDAGOGIA DE PROJETOS: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS" "resumo" => "Esta pesquisa objetivou analisar a importância da utilização da metodologia da Pedagogia de Projetos no ensino fundamental e sua contribuição nos processos de aprendizagens. Buscamos bases teóricas sobre esta metodologia nas concepções de Moço (2013), Nogueira (2008) e Prado (2009). Em seguida apresentaremos as etapas da pesquisa, começando por seu planejamento e metodologia utilizadas, por conseguinte uma analise e discussão das respostas obtidas através do instrumento aplicado durante o desenvolvimento da pesquisa. Iremos expor também um relatório da intervenção realizada na escola em questão e finalizaremos com resultados, conclusões e as recomendações para a instituição. Para realização dessa análise utilizamos como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica e de campo, que segundo Gil (2008, p. 56) “procura o aprofundamento de uma realidade específica. É basicamente realizada por meio da observação direta das atividades do grupo estudado e de entrevistas com informantes para captar as explicações e interpretações do ocorrido naquela realidade”. A coleta de dados realizou-se através da aplicação de questionários a toda equipe pedagógica. Após essa etapa, foi realizada uma oficina pedagógica com os professores da instituição, onde pode haver uma troca de conhecimentos e ideias a cerca do tema em questão. Os resultados desta pesquisa revelaram a necessidade dos professores terem acesso à formação continuada, que lhes proporcione cada vez mais conhecimento sobre o trabalho com a metodologia da pedagogia de projetos, assim como outras temáticas referentes à sua prática pedagógica. Afim de que, utilizando tais conhecimentos, associando a teoria à prática nós professores tenhamos oportunidades de melhorar de forma efetiva a educação de nossas escolas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, PEDAGOGIA, PROJETOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_08_11_36_idinscrito_276_71b5292d7550f549c452acb255b7edd6.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA DE SOUZA SOARES" "autor_nome_curto" => "LARA" "autor_email" => "lara30gba@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7740 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 821 "inscrito_id" => 276 "titulo" => "PEDAGOGIA DE PROJETOS: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS" "resumo" => "Esta pesquisa objetivou analisar a importância da utilização da metodologia da Pedagogia de Projetos no ensino fundamental e sua contribuição nos processos de aprendizagens. Buscamos bases teóricas sobre esta metodologia nas concepções de Moço (2013), Nogueira (2008) e Prado (2009). Em seguida apresentaremos as etapas da pesquisa, começando por seu planejamento e metodologia utilizadas, por conseguinte uma analise e discussão das respostas obtidas através do instrumento aplicado durante o desenvolvimento da pesquisa. Iremos expor também um relatório da intervenção realizada na escola em questão e finalizaremos com resultados, conclusões e as recomendações para a instituição. Para realização dessa análise utilizamos como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica e de campo, que segundo Gil (2008, p. 56) “procura o aprofundamento de uma realidade específica. É basicamente realizada por meio da observação direta das atividades do grupo estudado e de entrevistas com informantes para captar as explicações e interpretações do ocorrido naquela realidade”. A coleta de dados realizou-se através da aplicação de questionários a toda equipe pedagógica. Após essa etapa, foi realizada uma oficina pedagógica com os professores da instituição, onde pode haver uma troca de conhecimentos e ideias a cerca do tema em questão. Os resultados desta pesquisa revelaram a necessidade dos professores terem acesso à formação continuada, que lhes proporcione cada vez mais conhecimento sobre o trabalho com a metodologia da pedagogia de projetos, assim como outras temáticas referentes à sua prática pedagógica. Afim de que, utilizando tais conhecimentos, associando a teoria à prática nós professores tenhamos oportunidades de melhorar de forma efetiva a educação de nossas escolas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, PEDAGOGIA, PROJETOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_08_11_36_idinscrito_276_71b5292d7550f549c452acb255b7edd6.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA DE SOUZA SOARES" "autor_nome_curto" => "LARA" "autor_email" => "lara30gba@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }