Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PEDAGOGIA DE PROJETOS: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, PEDAGOGIA, PROJETOS Comunicação Oral (CO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2014-09-18 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7740
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 821
    "inscrito_id" => 276
    "titulo" => "PEDAGOGIA DE PROJETOS: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS"
    "resumo" => "Esta pesquisa objetivou analisar a importância da utilização da metodologia da Pedagogia de Projetos no ensino fundamental e sua contribuição nos processos de aprendizagens. Buscamos bases teóricas sobre esta metodologia nas concepções de Moço (2013), Nogueira (2008) e Prado (2009). Em seguida apresentaremos as etapas da pesquisa, começando por seu planejamento e metodologia utilizadas, por conseguinte uma analise e discussão das respostas obtidas através do instrumento aplicado durante o desenvolvimento da pesquisa. Iremos expor também um relatório da intervenção realizada na escola em questão e finalizaremos com resultados, conclusões e as recomendações para a instituição. Para realização dessa análise utilizamos como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica e de campo, que segundo Gil (2008, p. 56) “procura o aprofundamento de uma realidade específica. É basicamente realizada por meio da observação direta das atividades do grupo estudado e de entrevistas com informantes para captar as explicações e interpretações do ocorrido naquela realidade”.  A coleta de dados realizou-se através da aplicação de questionários a toda equipe pedagógica. Após essa etapa, foi realizada uma oficina pedagógica com os professores da instituição, onde pode haver uma troca de conhecimentos e ideias a cerca do tema em questão. Os resultados desta pesquisa revelaram a necessidade dos professores terem acesso à formação continuada, que lhes proporcione cada vez mais conhecimento sobre o trabalho com a metodologia da pedagogia de projetos, assim como outras temáticas referentes à sua prática pedagógica. Afim de que, utilizando tais conhecimentos, associando a teoria à prática nós professores tenhamos oportunidades de melhorar de forma efetiva a educação de nossas escolas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, PEDAGOGIA, PROJETOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_08_11_36_idinscrito_276_71b5292d7550f549c452acb255b7edd6.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARISSA DE SOUZA SOARES"
    "autor_nome_curto" => "LARA"
    "autor_email" => "lara30gba@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7740
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 821
    "inscrito_id" => 276
    "titulo" => "PEDAGOGIA DE PROJETOS: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS"
    "resumo" => "Esta pesquisa objetivou analisar a importância da utilização da metodologia da Pedagogia de Projetos no ensino fundamental e sua contribuição nos processos de aprendizagens. Buscamos bases teóricas sobre esta metodologia nas concepções de Moço (2013), Nogueira (2008) e Prado (2009). Em seguida apresentaremos as etapas da pesquisa, começando por seu planejamento e metodologia utilizadas, por conseguinte uma analise e discussão das respostas obtidas através do instrumento aplicado durante o desenvolvimento da pesquisa. Iremos expor também um relatório da intervenção realizada na escola em questão e finalizaremos com resultados, conclusões e as recomendações para a instituição. Para realização dessa análise utilizamos como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica e de campo, que segundo Gil (2008, p. 56) “procura o aprofundamento de uma realidade específica. É basicamente realizada por meio da observação direta das atividades do grupo estudado e de entrevistas com informantes para captar as explicações e interpretações do ocorrido naquela realidade”.  A coleta de dados realizou-se através da aplicação de questionários a toda equipe pedagógica. Após essa etapa, foi realizada uma oficina pedagógica com os professores da instituição, onde pode haver uma troca de conhecimentos e ideias a cerca do tema em questão. Os resultados desta pesquisa revelaram a necessidade dos professores terem acesso à formação continuada, que lhes proporcione cada vez mais conhecimento sobre o trabalho com a metodologia da pedagogia de projetos, assim como outras temáticas referentes à sua prática pedagógica. Afim de que, utilizando tais conhecimentos, associando a teoria à prática nós professores tenhamos oportunidades de melhorar de forma efetiva a educação de nossas escolas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, PEDAGOGIA, PROJETOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_08_11_36_idinscrito_276_71b5292d7550f549c452acb255b7edd6.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARISSA DE SOUZA SOARES"
    "autor_nome_curto" => "LARA"
    "autor_email" => "lara30gba@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Esta pesquisa objetivou analisar a importância da utilização da metodologia da Pedagogia de Projetos no ensino fundamental e sua contribuição nos processos de aprendizagens. Buscamos bases teóricas sobre esta metodologia nas concepções de Moço (2013), Nogueira (2008) e Prado (2009). Em seguida apresentaremos as etapas da pesquisa, começando por seu planejamento e metodologia utilizadas, por conseguinte uma analise e discussão das respostas obtidas através do instrumento aplicado durante o desenvolvimento da pesquisa. Iremos expor também um relatório da intervenção realizada na escola em questão e finalizaremos com resultados, conclusões e as recomendações para a instituição. Para realização dessa análise utilizamos como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica e de campo, que segundo Gil (2008, p. 56) “procura o aprofundamento de uma realidade específica. É basicamente realizada por meio da observação direta das atividades do grupo estudado e de entrevistas com informantes para captar as explicações e interpretações do ocorrido naquela realidade”. A coleta de dados realizou-se através da aplicação de questionários a toda equipe pedagógica. Após essa etapa, foi realizada uma oficina pedagógica com os professores da instituição, onde pode haver uma troca de conhecimentos e ideias a cerca do tema em questão. Os resultados desta pesquisa revelaram a necessidade dos professores terem acesso à formação continuada, que lhes proporcione cada vez mais conhecimento sobre o trabalho com a metodologia da pedagogia de projetos, assim como outras temáticas referentes à sua prática pedagógica. Afim de que, utilizando tais conhecimentos, associando a teoria à prática nós professores tenhamos oportunidades de melhorar de forma efetiva a educação de nossas escolas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.