A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, NORTEIA A CONSTRU??O DO CURR?CULO DAS ESCOLAS BRASILEIRAS COM O PROP?SITO DA CONSTRU??O DE UMA SOCIEDADE JUSTA ?TICA E INCLUSIVA. MUDAN?AS SIGNIFICATIVAS FORAM REALIZADAS E NO QUE DIZ RESPEITO AOS CONTE?DOS INTRODUT?RIOS DE QU?MICA E F?SICA QUE ANTES DESSA REFORMA ERAM VISTO APENAS NO 9? ANO, ONDE OS ALUNOS J? TINHAM MATURIDADE PARA MELHOR COMPREENS?O DE TAIS TEMAS, RECENTEMENTE FORAM DISTRIBU?DOS AO LONGO DE TODOS OS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II. TAL ALTERA??O CONFIGURA UMA DESAFIO AO DOCENTE, POIS OS ALUNOS PRECISAR?O DESENVOLVER ALGUMAS HABILIDADES AO ESTUD?-LOS E CABER? AO PROFESSOR FACILITAR O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO, PROMOVENDO SUA AUTONOMIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. NESSE SENTIDO D?-SE A IMPORT?NCIA DO DOCENTE FAZER USO DE FERRAMENTAS QUE PROMOVAM O DESENVOLVIMENTO DE COMPET?NCIAS E HABILIDADES. O USO DE JOGOS DID?TICOS COMO ESTRAT?GIA NO ENSINO DE F?SICA PARA O 7?ANO PODE SER EFICAZ, PROMOVENDO OPORTUNIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPET?NCIAS E HABILIDADES QUE TRANSPASSAM A SIMPLES ASSIMILA??O DE CONTE?DO. O JOGO DID?TICO ELABORADO INTITULADO ?QUAL ? A LEI??, FOI CONFECCIONADO EM MATERIAL DE BAIXO CUSTO PARA QUE SE TORNE ACESS?VEL E VI?VEL ECONOMICAMENTE A QUALQUER DOCENTE QUE QUEIRA UTILIZ?-LO. A VALIDA??O DO JOGO FOI REALIZADA POR PROFESSORES DE F?SICA E CI?NCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II E DO ENSINO M?DIO, ELES SE IDENTIFICARAM MUITO COM O MATERIAL ELABORADO, PONTUARAM QUE O JOGO TEM UMA LINGUAGEM DE F?CIL ENTENDIMENTO, QUE AS REGRAS S?O CLARAS, QUE ? UM JOGO QUE INSTIGA A CURIOSIDADE E ESTIMULA A COOPERA??O. OS PROFESSORES TAMB?M AFIRMARAM QUE USARIAM O ?QUAL ? A LEI?? COMO UMA FORMA DE TORNAR A AULA ESTIMULANTE PARA OS ALUNOS E AUXILIAR O ENTENDIMENTO DAS APLICA??ES DAS LEIS DE NEWTON. ESPERA-SE COM ESTE TRABALHO CONTRIBUIR PARA QUE OUTROS PROFESSORES UTILIZEM O ?QUAL ? A LEI?? PARA FACILITAR O ENSINO DE F?SICA NO 7? ANO.