LEI 10.639/03: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO COMBATE AO RACISMO NA ESCOLA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7447 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 592 "inscrito_id" => 2224 "titulo" => "LEI 10.639/03: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO COMBATE AO RACISMO NA ESCOLA" "resumo" => "LEI 10.639/03: práticas pedagógicas no combate ao racismo na escola Vanusa Diniz Targino – UFPB- Graduanda em Licenciatura em História; vanusadiniztargino@hotmail.comSuelídia Maria Calaça - Prof.ª Doutora da UFPB-João Pessoa;Sueluc88@hotmail.comFernanda Mendes Cabral Coelho – UFPB/CE/DHP.fmcabralcoelho@gmail.com.brResumoA Lei 10.639/03 torna obrigatório o ensino de História e Cultura afro-brasileira nas escolas de todo país, deste modo se faz necessário desenvolver métodos que possam auxiliar o professor a promover e valorizar das diferenças, estimular as relações étnico-raciais e combater o racismo na escola. Deste modo se torna imprescindível incentivar o debate sobre o preconceito racial, como também, conhecer as representações dos adolescentes, com relação às questões étnico-raciais. Para tanto, aplicamos o método da pesquisa empírica qualitativa que utilizou como instrumentos, a aplicação de técnicas pedagógicas para explanação e captação das representações dos sujeitos, através das diversas atividades como, debate sobre racismo, trabalho em equipe (seminários), roda de capoeira com o mestre de cultura popular, aula sobre a história da capoeira e a realização do 1º Encontro de Cultura Afro-brasileira da escola, com apresentações de dança, teatro e música. Todas as etapas foram registradas através de imagens fotográficas. Durante os debates e seminários possibilitamos aos adolescentes, refletir e construir conhecimento sobre relações étnico-raciais, a partir dos relatos de experiências e pesquisas sobre casos de racismo apresentados na televisão e na internet. Solicitamos a colaboração do mestre de cultura popular, que organizou um debate sobre a história da Capoeira e apresentou uma roda de capoeira, trazendo elementos da cultura afro-brasileira para o espaço escolar, através dessas ações constatamos uma maior interação dos alunos com a cultura e despertamos o interesse em praticar a capoeira. Deste modo podemos constatar que, com a utilização de técnicas lúdicas podemos introduzir o debate sobre a problemática do preconceito étnico-racial nas escolas, através de práticas pedagógicas que possibilitem ao aluno construir conhecimento para realizar uma análise crítica da sociedade. Por tanto concluímos que a Herança Afro-brasileira deve ser reconhecida e respeitada por todos, para que esse objetivo seja alcançado se faz necessário ensinar as crianças, nossa história e nossas raízes. Conhecendo suas origens será possível desenvolver uma visão de mundo baseada na tolerância e no respeito às diferenças, que servirão de base para a construção de uma nova sociedade. O professor é a peça chave nesta proposta de mudança social, por essa razão, é necessário orienta-lo e incentiva-lo, pois através da mediação do professor as crianças poderão enxergar a sociedade. É fundamental conhecer para respeitar, nossas crianças precisam reconhecer que as diferenças étnico-raciais fazem parte da identidade do povo brasileiro e são fontes de enriquecimento da cultura nacional.Palavras-chave: Lei 10.639/03, Práticas Pedagógicas, Racismo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS" "palavra_chave" => "LEI 10.639/03, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, RACISMO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_09_08_2014_20_07_55_idinscrito_2224_5f589a55c70065fdcdcd1ef723be848b.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANUSA DINIZ TARGINO" "autor_nome_curto" => "VANUSA DINIZ" "autor_email" => "vanusadiniztargino@hotmai" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7447 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 592 "inscrito_id" => 2224 "titulo" => "LEI 10.639/03: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO COMBATE AO RACISMO NA ESCOLA" "resumo" => "LEI 10.639/03: práticas pedagógicas no combate ao racismo na escola Vanusa Diniz Targino – UFPB- Graduanda em Licenciatura em História; vanusadiniztargino@hotmail.comSuelídia Maria Calaça - Prof.ª Doutora da UFPB-João Pessoa;Sueluc88@hotmail.comFernanda Mendes Cabral Coelho – UFPB/CE/DHP.fmcabralcoelho@gmail.com.brResumoA Lei 10.639/03 torna obrigatório o ensino de História e Cultura afro-brasileira nas escolas de todo país, deste modo se faz necessário desenvolver métodos que possam auxiliar o professor a promover e valorizar das diferenças, estimular as relações étnico-raciais e combater o racismo na escola. Deste modo se torna imprescindível incentivar o debate sobre o preconceito racial, como também, conhecer as representações dos adolescentes, com relação às questões étnico-raciais. Para tanto, aplicamos o método da pesquisa empírica qualitativa que utilizou como instrumentos, a aplicação de técnicas pedagógicas para explanação e captação das representações dos sujeitos, através das diversas atividades como, debate sobre racismo, trabalho em equipe (seminários), roda de capoeira com o mestre de cultura popular, aula sobre a história da capoeira e a realização do 1º Encontro de Cultura Afro-brasileira da escola, com apresentações de dança, teatro e música. Todas as etapas foram registradas através de imagens fotográficas. Durante os debates e seminários possibilitamos aos adolescentes, refletir e construir conhecimento sobre relações étnico-raciais, a partir dos relatos de experiências e pesquisas sobre casos de racismo apresentados na televisão e na internet. Solicitamos a colaboração do mestre de cultura popular, que organizou um debate sobre a história da Capoeira e apresentou uma roda de capoeira, trazendo elementos da cultura afro-brasileira para o espaço escolar, através dessas ações constatamos uma maior interação dos alunos com a cultura e despertamos o interesse em praticar a capoeira. Deste modo podemos constatar que, com a utilização de técnicas lúdicas podemos introduzir o debate sobre a problemática do preconceito étnico-racial nas escolas, através de práticas pedagógicas que possibilitem ao aluno construir conhecimento para realizar uma análise crítica da sociedade. Por tanto concluímos que a Herança Afro-brasileira deve ser reconhecida e respeitada por todos, para que esse objetivo seja alcançado se faz necessário ensinar as crianças, nossa história e nossas raízes. Conhecendo suas origens será possível desenvolver uma visão de mundo baseada na tolerância e no respeito às diferenças, que servirão de base para a construção de uma nova sociedade. O professor é a peça chave nesta proposta de mudança social, por essa razão, é necessário orienta-lo e incentiva-lo, pois através da mediação do professor as crianças poderão enxergar a sociedade. É fundamental conhecer para respeitar, nossas crianças precisam reconhecer que as diferenças étnico-raciais fazem parte da identidade do povo brasileiro e são fontes de enriquecimento da cultura nacional.Palavras-chave: Lei 10.639/03, Práticas Pedagógicas, Racismo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS" "palavra_chave" => "LEI 10.639/03, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, RACISMO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_09_08_2014_20_07_55_idinscrito_2224_5f589a55c70065fdcdcd1ef723be848b.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANUSA DINIZ TARGINO" "autor_nome_curto" => "VANUSA DINIZ" "autor_email" => "vanusadiniztargino@hotmai" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }