Artigo E-book: CONEDU em Casa - Vol 03

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ISBN: 978-65-86901-29-0

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DEFICIÊNCIA INTELECTUAL LEVE E POSSIBILIDADES CRIATIVAS DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM, DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, PSICOPEDAGOGIA, , E-book E-book

Resumo

O PRESENTE TRABALHO TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO CLÍNICO DA GRADUAÇÃO DE PSICOPEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA, NO ÚLTIMO SEMESTRE DE 2017 ATÉ O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2018. COM O OBJETIVO DE INVESTIGAR O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE UMA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL LEVE, POR MEIO DE UMA AÇÃO AVALIATIVA E INTERVENTIVA. EM RAZÃO DISSO, ADOTOU-SE ALGUNS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO COMO A ANAMNESE, TESTES DE ARITMÉTICA E LEITURA-ESCRITA E AVALIAÇÃO DAS HABILIDADES PRAGMÁTICAS. PARA INTERVENÇÃO CONTOU-SE COM RECURSOS LÚDICOS, A EXEMPLO DE JOGOS DAS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS, JOGOS DE LEITURA-ESCRITA QUE INCENTIVASSEM UM BOM DESENVOLVIMENTO DESSAS HABILIDADES. ISTO POSTO, A REALIZAÇÃO DO PLANO INTERVENTIVO PSICOPEDAGÓGICO PROMOVEU MELHORIAS PARA O ALUNO, ALÉM DE FACILITAR E RESSIGNIFICAR A APRENDIZAGEM. PORTANTO, O ESTUDO DE CASO POSSIBILITA ELUCIDAR O PROGRESSO DE UM AMPLO CONHECIMENTO PARA ÁREA DA PSICOPEDAGOGIA E AFINS.

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