O ACESSO AO ENSINO SUPERIOR DAS CAMADAS MAIS POBRES POSSIBILITA O ROMPIMENTO DE CICLOS INTERGERACIONAIS DE POBREZA. O QUE LEVA AO DEBATE SOBRE AS POLÍTICAS DE ACESSO E PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR E SUA INEXORÁVEL RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO BÁSICA. E AQUI SE ACRESCENTARÁ O PAPEL DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA NESSA DINÂMICA. ASSIM, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER A TESSITURA ENTRE ENSINO SUPERIOR, EDUCAÇÃO BÁSICA E SOCIEDADE CIVIL QUE CULMINOU NA EXPERIÊNCIA DA EEEP ALAN PINHO TABOSA. PARA TANTO, FOI UTILIZADA ABORDAGEM QUALITATIVA NA ANÁLISE DOCUMENTAL, ADOTANDO A PERSPECTIVA DA AVALIAÇÃO EM PROFUNDIDADE E OS EIXOS: ANÁLISE DE CONTEXTO DE FORMULAÇÃO DA POLÍTICA, ANÁLISE DOS CONTEÚDOS DA POLÍTICA E ANÁLISE DE TRAJETÓRIA INSTITUCIONAL DA POLÍTICA. DESSA MANEIRA, FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR QUE O SURGIMENTO DA EEEP ALAN PINHO TABOSA COMO UMA EXPERIÊNCIA INTERINSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO CEARÁ E PRECE/INSTITUTO CORAÇÃO DE ESTUDANTE FOI POSSÍVEL DENTRO DE UMA CONFLUÊNCIA DE UMA CONJUNTURA SOCIAL E POLÍTICA PROGRESSISTA DE EXPANSÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS, AMPLIAÇÃO DE REPASSES DE RECURSOS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA E ABERTURA PARA INSERÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA NA GESTÃO PÚBLICA, VIABILIZANDO UMA POTENTE EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA CAPAZ DE PROMOVER FORMAÇÃO INTEGRAL, ARTICULANDO COMPETÊNCIAS ACADÊMICAS, SOCIOEMOCIONAIS E A CONSTRUÇÃO DE UMA REDE DISCENTE DE APOIO PARA ENFRENTAMENTO DE DIFICULDADES PESSOAIS, ESCOLARES E SOCIAIS. POR FIM, ESPERA-SE QUE NO ADVERSO CONTEXTO ATUAL DE ATAQUES A EDUCAÇÃO PÚBLICA, O ESTABELECIMENTOS DE TAIS PARCERIAS VIABILIZEM ESTRATÉGIAS DE RESISTÊNCIA E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL TÃO FUNDAMENTAIS AO BRASIL CONTEMPORÂNEO.