ESTE TEXTO APRESENTA UM RECORTE DOS APORTES TEÓRICOS QUE FUNDAMENTAM UMA PESQUISA EM ANDAMENTO, A QUAL PARTE DE UM PROJETO DE MONOGRAFIA NO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR (IES) PÚBLICA. A PESQUISA DISCORRE TEORICAMENTE EM TORNO DE REFLEXÕES E DADOS ACERCA DE ASPECTOS FORMATIVOS INERENTES AO INGRESSO E À APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA DE PEDAGOGOS (AS) PROFESSORES (AS) INICIANTES NO OFÍCIO E POSSUI COMO OBJETIVO: COMPREENDER OS ENCONTROS E OS DESENCONTROS ACERCA DA UNIDADE TEORIA E PRÁTICA VIVENCIADOS PELOS (AS) PEDAGOGOS (AS) NO INÍCIO DA CARREIRA DOCENTE. PORTANTO, CONSIDERA QUE OS ASPECTOS RELACIONADOS À FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PERPASSAM POR QUESTÕES ÉTICAS, INTELECTUAIS, AFETIVAS, POLÍTICAS E DE IDENTIDADES PROFISSIONAIS. PARA A CONCRETIZAÇÃO DO ESTUDO, A PESQUISA FEZ O USO DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS, POR MEIO DE FERRAMENTAS VIRTUAIS COM OITO EGRESSOS DA LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA), QUE POSSUEM DE UM A TRÊS ANOS DE FORMAÇÃO. TAMBÉM APROFUNDA A REVISÃO DE BIBLIOGRAFIA ACERCA DA TEMÁTICA EM QUESTÃO, BEM COMO A ANÁLISE DE DOCUMENTAÇÃO LEGAL, COMO A LEI DE DIRETRIZES E BASES (LDB), AS DIRETRIZES CURRICULARES DO CURSO DE PEDAGOGIA, O PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO, DENTRE OUTROS. ESTE ESTUDO INVESTIGATIVO É RELEVANTE NA PERSPECTIVA DE APONTAR ENCAMINHAMENTOS REAIS E VIÁVEIS, AO PARTIR DAS NARRATIVAS DE EGRESSOS, QUE FOMENTEM REFLEXÃO E AÇÃO PARA (RE)PENSAR A FORMAÇÃO INICIAL E OS INVESTIMENTOS FORMATIVOS, OFERECENDO MELHORES CONDIÇÕES PARA QUE O PROFESSOR EM FORMAÇÃO POSSA INICIAR E PERMANECER COM MAIOR COMPETÊNCIA PROFISSIONAL COMO PROFESSOR(A) PEDAGOGO(A).