NESSE ESTUDO BUSCOU-SE INVESTIGAR SOBRE A ATUAL CONJUNTURA DA EDUCAÇÃO DOS ALUNOS RIBEIRINHOS AMAZÔNIDAS DO DISTRITO DE PORTO VELHO - RONDÔNIA, EM UM OLHAR DE POTENCIALIDADES, LACUNAS E DESAFIOS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO DE QUALIDADE. A PROBLEMATIZAÇÃO CONSISTE NAS INDAGAÇÕES: QUAL O NÍVEL DE QUALIDADE EDUCACIONAL ASSISTE ESSA CLIENTELA, QUAIS AS POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS ESTÃO ORIENTADAS PARA À EDUCAÇÃO DO CAMPO RIBEIRINHA E COMO É OFERTADO O SISTEMA DE TRANSPORTE ESCOLAR PARA ESSA POPULAÇÃO? A FIM DE ANCORAR UMA REFLEXÃO CRÍTICA ACERCA DE ASSEGURAR UMA EDUCAÇÃO EFETIVA DE QUALIDADE À ESSA CLIENTELA. METODOLOGIA: PESQUISA QUALITATIVA DE CARÁTER EXPLORATÓRIO E MÉTODO DIALÉTICO, ATRAVÉS DO LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E DOCUMENTAL. NA ANÁLISE DOCUMENTAL SEGUIU-SE AS DIMENSÕES DE CELLARD: O CONTEXTO, O(S) AUTOR(ES), A AUTENTICIDADE OU CONFIABILIDADE DO TEXTO, A NATUREZA DO TEXTO, OS CONCEITOS-CHAVE E A LÓGICA INTERNA DO TEXTO PARA A CONCEPÇÃO DO CONSTRUCTO SOCIAL DE NATUREZA DOCUMENTAL. NO TRATAMENTO DOS DADOS UTILIZOU-SE A ANÁLISE DE CONTEÚDO DE BARDIN, POR COMPOR UM CONJUNTO DE TÉCNICAS DE ANÁLISE DAS COMUNICAÇÕES PARA OBTER INDICADORES QUE PERMITEM O DESVENDAR CRÍTICO. RESULTADOS: A EDUCAÇÃO DOS ALUNOS RIBEIRINHOS AMAZÔNIDAS DE PORTO VELHO - RONDÔNIA ATENDE ÀS POLÍTICAS DO GOVERNO FEDERAL E DISPÕE DE PROGRAMAS MUNICIPAIS DE ASSISTÊNCIA PEDAGÓGICA E FINANCEIRA PARA OS ALUNOS, PROGRAMAS DE CAPACITAÇÃO PARA O CORPO DOCENTE E MONITORAMENTO DO ENSINO. CONCLUI-SE QUE EXISTE A QUALIDADE NO ENSINO OFERTADO, ENTRETANTO, O TRANSPORTE ESCOLAR OFERECIDO SE CONSTITUI O MAIOR DESAFIO PARA A CONCRETIZAÇÃO DESSE ENSINO.