OS OBJETIVOS DO ESTUDO FORAM IDENTIFICAR POTENCIALIDADES, FRAGILIDADES E SUGESTÕES PARA A FORMAÇÃO HOLÍSTICA EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM. TRATA-SE DE PESQUISA DESCRITIVA DE ABORDAGEM QUALITATIVA QUE UTILIZOU O DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO E A ANÁLISE TEMÁTICA DE CONTEÚDO. OS PARTICIPANTES FORAM 10 ALUNOS CONCLUINTES E 5 DOCENTES ENFERMEIRAS. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA POR MEIO DE ENTREVISTA ORAL, GRAVADA EM ÁUDIO, ORIENTADA POR ROTEIRO COM QUESTÕES NORTEADORAS E APLICAÇÃO DE FORMULÁRIO SOCIODEMOGRÁFICO. AS IDEIAS CENTRAIS DOS DISCURSOS COLETIVOS FORAM CLASSIFICADAS EM POTENCIALIDADES, FRAGILIDADES, SUGESTÕES PARA A FORMAÇÃO HOLÍSTICA. DESTACARAM-SE COMO POTENCIALIDADES A ABORDAGEM DO TEMA NO 1º ANO E AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE PELOS ESTUDANTES NO 1º, 2º E 4º ANO DO CURSO. ESSAS VIVÊNCIAS, ALIADAS AOS MARCOS CONCEITUAIS E O MODELO PEDAGÓGICO DO CURSO, POTENCIALIZAM A FORMAÇÃO HOLÍSTICA. O ENSINO HOLÍSTICO FOI CONSIDERADO FRÁGIL NAS ATIVIDADES TEÓRICAS, NA ABORDAGEM DAS DIMENSÕES ESPIRITUAL E PSICOLÓGICA DO SER HUMANO, NA REALIZAÇÃO DO CUIDADO HOLÍSTICO. PARA A FORMAÇÃO HOLÍSTICA OS ALUNOS SUGERIRAM QUE O PROFESSOR DEVE CONHECER A REALIDADE DOS ESTUDANTES, PRIORIZAR O CUIDADO DE ENFERMAGEM, APROFUNDAR O TEMA NAS ATIVIDADES TEÓRICAS, EQUILIBRAR E INTEGRAR OS CONTEÚDOS SOBRE AS DIMENSÕES DO SER HUMANO, AMPLIAR A VISÃO SOBRE HOLISMO. AS DOCENTES SUGERIRAM CURSOS DE CAPACITAÇÃO EM HOLISMO, QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO, INTEGRAÇÃO TEORIA E PRÁTICA.