Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROFISSIONAIS DE SAÚDE E SEU PAPEL EDUCADOR NA ATENÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOB A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE

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Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

As(os) profissionais de saúde devem atuar de modo a contemplar não só o indivíduo e sua doença, mas sim adotar um cuidado que visa promover à saúde de toda a família e comunidade, principalmente por meio da prevenção, que para isso vêm-se ganhando destaque práticas baseadas na proposta de educação popular. A educação popular em saúde é um instrumento de construção de ações de saúde integral que reorienta a globalidade das práticas executadas nos serviços, adequando-se a vida da comunidade; contribuindo para a superação do biologicismo. Objetiva-se analisar na literatura as evidências referentes ao papel de educador dos profissionais de saúde, quanto integrantes da atenção básica, baseados em atividades na perspectiva da educação popular. Realizou-se, no período referente ao mês de julho de 2014, um estudo Bibliográfico na Base de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Utilizou-se como termo de pesquisa as palavras Educação Popular em Saúde , Profissionais de saúde, Atenção Básica o que resultou em 45 artigos em texto completo, após excluir as publicações repetidas e que não condiziam com o objeto desta pesquisa, obteve-se uma amostra de 9 trabalhos, que foram categorizados e analisados com base na literatura sobre a temática. Com base nos artigos analisados, formulou-se três categorias temáticas, a primeira Projetos de extensão e pesquisa desenvolvidos em Unidades de Saúde da Familia, utilizando Educação Popular, presente em 5 dos artigos; Atendimento em grupo com metodologias da educação popular, apresentou-se em 3 publicações e Redes sociais e equipe multidisciplinar, notada em 1 trabalho. Concluiu-se que a maior exploração destas propostas na atenção básica se dá por pesquisadores desenvolvendo projetos de pesquisa e extensão. Percebe-se que ainda é pouco explorada esta temática na literatura quando se trata da adoção por parte dos profissionais nos serviços, mas compreende-se que a educação popular pode ser utilizada como uma importante estratégia na porta de entrada do Sistema Único de Saúde brasileiro, resultando em conhecimentos e qualidade de vida para todos envolvidos.

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