PROFISSIONAIS DE SAÚDE E SEU PAPEL EDUCADOR NA ATENÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOB A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7846 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1558 "inscrito_id" => 1214 "titulo" => "PROFISSIONAIS DE SAÚDE E SEU PAPEL EDUCADOR NA ATENÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOB A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE" "resumo" => "As(os) profissionais de saúde devem atuar de modo a contemplar não só o indivíduo e sua doença, mas sim adotar um cuidado que visa promover à saúde de toda a família e comunidade, principalmente por meio da prevenção, que para isso vêm-se ganhando destaque práticas baseadas na proposta de educação popular. A educação popular em saúde é um instrumento de construção de ações de saúde integral que reorienta a globalidade das práticas executadas nos serviços, adequando-se a vida da comunidade; contribuindo para a superação do biologicismo. Objetiva-se analisar na literatura as evidências referentes ao papel de educador dos profissionais de saúde, quanto integrantes da atenção básica, baseados em atividades na perspectiva da educação popular. Realizou-se, no período referente ao mês de julho de 2014, um estudo Bibliográfico na Base de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Utilizou-se como termo de pesquisa as palavras Educação Popular em Saúde , Profissionais de saúde, Atenção Básica o que resultou em 45 artigos em texto completo, após excluir as publicações repetidas e que não condiziam com o objeto desta pesquisa, obteve-se uma amostra de 9 trabalhos, que foram categorizados e analisados com base na literatura sobre a temática. Com base nos artigos analisados, formulou-se três categorias temáticas, a primeira Projetos de extensão e pesquisa desenvolvidos em Unidades de Saúde da Familia, utilizando Educação Popular, presente em 5 dos artigos; Atendimento em grupo com metodologias da educação popular, apresentou-se em 3 publicações e Redes sociais e equipe multidisciplinar, notada em 1 trabalho. Concluiu-se que a maior exploração destas propostas na atenção básica se dá por pesquisadores desenvolvendo projetos de pesquisa e extensão. Percebe-se que ainda é pouco explorada esta temática na literatura quando se trata da adoção por parte dos profissionais nos serviços, mas compreende-se que a educação popular pode ser utilizada como uma importante estratégia na porta de entrada do Sistema Único de Saúde brasileiro, resultando em conhecimentos e qualidade de vida para todos envolvidos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "MOVIMENTOS SOCIAIS, SUJEITOS E PROCESSOS EDUCATIVOS" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE, PROFISSIONAIS DE SAÚDE, ATENÇÃO BÁSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_01_05_03_idinscrito_1214_3353173144aaed20abc37c83f19fa646.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAIS VASCONCELOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "LAIS VASCONCELOS" "autor_email" => "lais_lvs@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7846 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1558 "inscrito_id" => 1214 "titulo" => "PROFISSIONAIS DE SAÚDE E SEU PAPEL EDUCADOR NA ATENÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOB A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE" "resumo" => "As(os) profissionais de saúde devem atuar de modo a contemplar não só o indivíduo e sua doença, mas sim adotar um cuidado que visa promover à saúde de toda a família e comunidade, principalmente por meio da prevenção, que para isso vêm-se ganhando destaque práticas baseadas na proposta de educação popular. A educação popular em saúde é um instrumento de construção de ações de saúde integral que reorienta a globalidade das práticas executadas nos serviços, adequando-se a vida da comunidade; contribuindo para a superação do biologicismo. Objetiva-se analisar na literatura as evidências referentes ao papel de educador dos profissionais de saúde, quanto integrantes da atenção básica, baseados em atividades na perspectiva da educação popular. Realizou-se, no período referente ao mês de julho de 2014, um estudo Bibliográfico na Base de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Utilizou-se como termo de pesquisa as palavras Educação Popular em Saúde , Profissionais de saúde, Atenção Básica o que resultou em 45 artigos em texto completo, após excluir as publicações repetidas e que não condiziam com o objeto desta pesquisa, obteve-se uma amostra de 9 trabalhos, que foram categorizados e analisados com base na literatura sobre a temática. Com base nos artigos analisados, formulou-se três categorias temáticas, a primeira Projetos de extensão e pesquisa desenvolvidos em Unidades de Saúde da Familia, utilizando Educação Popular, presente em 5 dos artigos; Atendimento em grupo com metodologias da educação popular, apresentou-se em 3 publicações e Redes sociais e equipe multidisciplinar, notada em 1 trabalho. Concluiu-se que a maior exploração destas propostas na atenção básica se dá por pesquisadores desenvolvendo projetos de pesquisa e extensão. Percebe-se que ainda é pouco explorada esta temática na literatura quando se trata da adoção por parte dos profissionais nos serviços, mas compreende-se que a educação popular pode ser utilizada como uma importante estratégia na porta de entrada do Sistema Único de Saúde brasileiro, resultando em conhecimentos e qualidade de vida para todos envolvidos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "MOVIMENTOS SOCIAIS, SUJEITOS E PROCESSOS EDUCATIVOS" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE, PROFISSIONAIS DE SAÚDE, ATENÇÃO BÁSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_01_05_03_idinscrito_1214_3353173144aaed20abc37c83f19fa646.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAIS VASCONCELOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "LAIS VASCONCELOS" "autor_email" => "lais_lvs@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }