POR UMA PEDAGOGIA DO ORAL EM TEMPOS DE REDE: A SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO INSTRUMENTO DE RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7796 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 726 "inscrito_id" => 7 "titulo" => "POR UMA PEDAGOGIA DO ORAL EM TEMPOS DE REDE: A SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO INSTRUMENTO DE RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA" "resumo" => "Considerando que o homem é um ser interativo e que se desenvolve através das relações que estabelece com seus interlocutores, é importante que se desenvolva um trabalho pautado nas reais práticas sociais dos indivíduos, sem que para isso seja necessário ignorar as novas demandas do mundo globalizado. Não é difícil perceber que as práticas pedagógicas predominantes nas aulas de língua materna parecem dar ênfase ao ensino estruturalista da língua, furtando do aluno a oportunidade de se desenvolver como sujeito interativo, usuário da palavra dita nos diferentes contextos de sua cotidianidade. Neste sentido, pretende-se, com este estudo, discutir a importância da oralidade nas aulas de língua materna, aliada aos usos das novas tecnologias tão presentes na vida dos novos sujeitos que circundam o espaço social da escola, além de apresentar uma proposta metodológica com o gênero oral debate, desenvolvido também no ambiente virtual, como forma de se fornecer subsídios que deem primazia às habilidades comunicativas do aluno. A pesquisa se subinscreve na perspectiva qualitativa e foi realizada numa turma do 9º Ano do Ensino Fundamental, escola pública do município de Pombal-PB. Fundamenta-se nas concepções teóricas da Linguística Textual e do Sociointeracionismo, ressaltando a importância das práticas interativas e o trabalho com a oralidade em prol da aprendizagem escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "palavra_chave" => "PROPOSTA METODOLÓGICA, ENSINO DE LÍNGUA, NOVAS TECNOLOGIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_08_2014_20_01_01_idinscrito_7_b9294bd0bdeeb6d474c7cd6a00bf4d90.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA APARECIDA CALADO DE OLIVEIRA DANTAS" "autor_nome_curto" => "APARECIDA CALADO" "autor_email" => "ap.calado@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7796 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 726 "inscrito_id" => 7 "titulo" => "POR UMA PEDAGOGIA DO ORAL EM TEMPOS DE REDE: A SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO INSTRUMENTO DE RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA" "resumo" => "Considerando que o homem é um ser interativo e que se desenvolve através das relações que estabelece com seus interlocutores, é importante que se desenvolva um trabalho pautado nas reais práticas sociais dos indivíduos, sem que para isso seja necessário ignorar as novas demandas do mundo globalizado. Não é difícil perceber que as práticas pedagógicas predominantes nas aulas de língua materna parecem dar ênfase ao ensino estruturalista da língua, furtando do aluno a oportunidade de se desenvolver como sujeito interativo, usuário da palavra dita nos diferentes contextos de sua cotidianidade. Neste sentido, pretende-se, com este estudo, discutir a importância da oralidade nas aulas de língua materna, aliada aos usos das novas tecnologias tão presentes na vida dos novos sujeitos que circundam o espaço social da escola, além de apresentar uma proposta metodológica com o gênero oral debate, desenvolvido também no ambiente virtual, como forma de se fornecer subsídios que deem primazia às habilidades comunicativas do aluno. A pesquisa se subinscreve na perspectiva qualitativa e foi realizada numa turma do 9º Ano do Ensino Fundamental, escola pública do município de Pombal-PB. Fundamenta-se nas concepções teóricas da Linguística Textual e do Sociointeracionismo, ressaltando a importância das práticas interativas e o trabalho com a oralidade em prol da aprendizagem escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "palavra_chave" => "PROPOSTA METODOLÓGICA, ENSINO DE LÍNGUA, NOVAS TECNOLOGIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_08_2014_20_01_01_idinscrito_7_b9294bd0bdeeb6d474c7cd6a00bf4d90.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA APARECIDA CALADO DE OLIVEIRA DANTAS" "autor_nome_curto" => "APARECIDA CALADO" "autor_email" => "ap.calado@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }