Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FAZER AS ANOTAÇÕES DO QUADRO OU FOTOGRAFAR? UM BREVE COMPARATIVO DE RESULTADOS DOS ALUNOS

Palavra-chaves: NOVAS TECNOLOGIAS, APRENDIZAGEM, FOTOGRAFIAS Pôster (PO) DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Popularizando-se a cada dia, as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC’s) têm sito forte atrativo para os alunos do ensino médio. É comum o uso de smartphones e tablets durante as aulas para registro das anotações do quadro através de fotografias. O uso das TIC’s tem proporcionado aos alunos novas estratégias para a apreensão dos conteúdos, antes limitadas às anotações do quadro branco. No entanto, se faz necessário observar se esta estratégia utilizada pelos alunos têm sido eficaz para a qualidade da aprendizagem. Este projeto tem por objetivo identificar se o uso do registro de conteúdos através de fotografias tem sido uma estratégia de aprendizagem eficaz utilizado pelos alunos de ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus João Câmara. A proposta metodológica deste trabalho é comparar o rendimento acadêmico dos alunos que fazem anotações tradicionais do quadro branco dos alunos que apenas fotografam o quadro já escrito, sem, entretanto, transcrever para anotações no caderno. Para tanto, os alunos responderam um questionário de autoavaliação em que deveriam indicar de que forma realizam o registro dos conteúdos trabalhados na sala de aula (registro do quadro branco através de fotografias sem anotações no caderno, registro do quadro branco apenas com anotações no caderno, ou ainda, fotografias do quadro branco e registros de notas no caderno). Posteriormente, foi aplicada uma atividade de fixação da aprendizagem dos conteúdos trabalhados nas aulas do bimestre que serviu de base para relacionar as estratégias de registros das aulas utilizadas pelos alunos e a sua influência na aprendizagem dos conteúdos. O questionário foi aplicado com 75 alunos do Ensino Médio do Curso Técnico Integrado em Informática. Após a tabulação dos dados, os resultados apresentaram que os alunos que apenas usavam as fotografias para o registro dos conteúdos ministrados, tiveram desempenho entre ruim e regular. Os alunos que optavam pelo registro através das anotações no caderno tiveram desempenho entre regular e bom. Quanto aos alunos que registravam as fotografias do quadro e também anotavam pontos importantes no caderno se destacaram com desempenho entre bom e ótimo. Diante dos resultados, percebeu-se que os alunos que fotografaram os registros das aulas apresentaram o rendimento mais baixo da turma. No entanto, os alunos que fizeram apenas as anotações do caderno tiveram pouco êxito na resolução da atividade de fixação da aprendizagem. Somente aqueles alunos que além de registrar as aulas, preocuparam-se em sintetizar através de notas, os conteúdos das aulas, conseguiram obter desempenhos positivos. Ou seja, seja a fotografia ou o registro no caderno, fundamental para a aprendizagem dos alunos foi a estratégia de nota dos conteúdos, retomando os registros através da compreensão que obtiveram da aula. Sendo assim, é notória a necessidade de trabalhar com os alunos o uso das novas tecnologias, mas, principalmente, desenvolver o senso crítico e reflexivo dos alunos quanto à retomada desses registros (seja através de fotografias ou de anotações no caderno) para fins de leitura e síntese dos registros através da escrita.

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