A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM É UM FATOR QUE ESTÁ INTRINSECAMENTE LIGADO AS QUESTÕES DO DESENVOLVIMENTO DISCENTE E SUA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. A PESQUISA TEM A SEGUINTE PROBLEMÁTICA: QUAL A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO FORMATIVA NUM CONTEXTO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. PARA QUE POSSAMOS RESPONDER A ESSA INDAGAÇÃO, TEMOS COMO OBJETIVO: VERIFICAR O QUAL PAPEL DA AVALIÇÃO FORMATIVA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ALUNOS; IDENTIFICAR COMO ACONTECE A RALAÇÃO PROFESSOR-ALUNO FRENTE ÀS AVALIAÇÕES FORMATIVAS. QUANTO AO DESENHO DA PESQUISA, TRATA-SE DE UMA PESQUISA SOCIAL DE CUNHO QUALITATIVO, CLASSIFICADA COMO EXPLORATÓRIA, DESSA FORMA, APROXIMA A REALIDADE DOS OBJETIVOS DA PESQUISA. OS SUJEITOS DA PESQUISA FORAM QUATRO PROFESSORES QUE ATUAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA, COM TEMPO DE ATUAL ENTRE TRÊS A QUATRO ANOS. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA POR APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO ABERTO. CONCLUI-SE A PARTIR DOS DADOS COLETADOS QUE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM FORMATIVA EXERCE UM PAPEL IMPORTANTE NA PRÁTICA DOCENTE, TODAVIA AINDA NÃO PODE SER IMPLEMENTADA DE FORMA EFETIVA NAS ESCOLAS, POIS MUITAS AINDA ADOTAM MECANISMOS DE AVALIAÇÃO PAUTADOS EM DADOS QUANTITATIVOS.