A TECNOLOGIA ASSISTIVA TEM SIDO UTILIZADA NA ÁREA EDUCACIONAL PARA AUXILIAR OS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO PROCESSO DE INCLUSÃO. O PROFESSOR COMO AGENTE TRANSFORMADOR PODE IMPLANTAR PRÁTICAS INOVADORAS, COM APOIO DA MESMA PARA FACILITAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DESSES ALUNOS. INVESTIGOU-SE COMO A TECNOLOGIA ASSISTIVA ESTAVA SENDO UTILIZADA PELOS PROFESSORES NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL DE ALUNOS COM BAIXA VISÃO NA CLASSE COMUM E NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS EM UMA ESCOLA ESTADUAL LUDOVICENSE. TRATOU-SE DE UMA PESQUISA QUANTI-QUALITATIVA, DE CAMPO E DESCRITIVA, COM ÊNFASE NA MODALIDADE DE ESTUDO DE CASO. UTILIZOU-SE A ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM SEIS PROFESSORES DA CLASSE COMUM, DE AMBOS OS SEXOS, FAIXA ETÁRIA DE 25 A 45 ANOS, COM TEMPO DE SERVIÇO NA REDE ESTADUAL DE 1 A 3 ANOS DE SERVIÇO E COM UMA PROFESSORA DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DE 30 ANOS, COM PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL,TENDO MAIS DE 4 ANOS DE EXPERIÊNCIA. OS PARTICIPANTES RELATARAM TER POUCO CONHECIMENTO DO CONCEITO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA E UTILIZAVAM A FONTE AMPLIADA COMO PRINCIPAL RECURSO DE BAIXA TECNOLOGIA PARA FACILITAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DESSES ALUNOS. A UTILIZAÇÃO DE FORMA PLENA DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NESSE PROCESSO DOS ALUNOS COM BAIXA VISÃO FACILITARIA O ACESSO DELES À INFORMAÇÃO E AO CONHECIMENTO. CONCLUIU-SE SEREM NECESSÁRIOS O PLANEJAMENTO DAS AÇÕES REALIZADAS TANTO NA CLASSE COMUM COMO NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS, INVESTIMENTO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, AQUISIÇÃO DE NOVOS RECURSOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA, BEM COMO A COOPERAÇÃO ENTRE PROFESSORES DA CLASSE COMUM E DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS.