A PRESENTE PESQUISA PRETENDE ENFATIZAR COMO AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS) AO LONGO DO TEMPO TEM SE CONFIGURADO E SE EFETIVADO COMO RECURSO IMPORTANTE E AINDA POTENCIALIZADORAS DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NO AMBIENTE ESCOLAR. O ESTUDO TOMA COMO METODOLOGIA UM GRUPO FOCAL, SENDO SUJEITOS DA PESQUISA SETE PROFESSORES DA ESCOLA MUNICIPAL DOUTOR JOSÉ GONÇALVES, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ /RN. ESTE ACONTECEU EM QUATRO MOMENTOS. O ESTUDO TROUXE COMO OBJETIVO GERAL PESQUISAR COMO AS TDICS SÃO INSERIDAS NA ESCOLA ENQUANTO FERRAMENTAS POTENCIALIZADORAS DO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE UMA ESCOLA DO CAMPO. COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS: IDENTIFICAR COMO O PROFESSOR PERCEBE O USO DAS TDICS NA ESCOLA; ANALISAR SE EXISTEM LACUNAS NA FORMA COMO ESTAS SE EFETIVAM NA SALA DE AULA E POR ÚLTIMO PERCEBER SE HOUVE OU NÃO MELHORIAS COM USO DAS TDICS NA LEITURA E NA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA. TRAZ-SE COMO REFERENCIAL TEÓRICO E DE SUPORTE AUTORES COMO MORAIS (2018, 2019), ALVARENGA (2018), AVILA (2020), GEWEHR (2016), KENSKI (2003), ROSSATO (2014), SANTOS (2018), SILIBIA (2012), ESTES SERVIRAM DE BASE PARA A CONSTRUÇÃO DESSA PESQUISA. OS RESULTADOS ALCANÇADOS APONTAM UM ESCLARECIMENTO PRINCIPALMENTE PARA OS DOCENTES QUE FUTURAMENTE PODERÃO LER ESSE ESTUDO QUANTO AOS BENEFÍCIOS DO USO DAS TDICS NA ESCOLA, SE CARACTERIZANDO COMO FERRAMENTAS POTENCIALIZADORAS DO PROCESSO DE APRENDER DO ALUNO.