O PRESENTE TRABALHO DISCUTE OS SABERES E PRÁTICAS DOCENTES EM CURSOS DE ENGENHARIA A PARTIR DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS (DCNS) PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA, RESOLUÇÃO DE 24 DE ABRIL DE 2019. SOB O RECORTE NA DISCIPLINA DE CÁLCULO III, MINISTRADA EM UMA UNIVERSIDADE DO INTERIOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, A PESQUISA OBJETIVOU AVALIAR O IMPACTO DE SABERES MULTIDISCIPLINARES APLICADOS EM PROBLEMAS REAIS DE ENGENHARIA NA PRÁTICA DOCENTE PARA A DISCIPLINA DE MATEMÁTICA. CONSIDERANDO-SE A PESQUISA-AÇÃO COMO PROPOSTA METODOLÓGICA DE PESQUISA, COLETOU-SE DADOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS DOS ESTUDANTES PARTICIPANTES DA DISCIPLINA A RESPEITO DA PROPOSTA ATIVA DE APRENDIZAGEM UTILIZADA DENOMINADA ABORDAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP). A PARTIR DOS DADOS COLETADOS, INFERIU-SE QUE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS AS QUAIS PROPICIAM MAIOR DIÁLOGO E PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES, ENVOLVENDO CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO, NÃO MODIFICAM SUBSTANCIALMENTE OS SABERES MATEMÁTICOS VINCULADOS QUANDO COMPARADAS A UMA PROPOSTA TRADICIONAL, CONTRIBUINDO PARA UMA FORMAÇÃO INTEGRAL DO ESTUDANTE, MESMO DIANTE DE UMA DISCIPLINA PERTENCENTE AO CICLO BÁSICO DAS ENGENHARIAS. CONCLUI-SE QUE AS ABORDAGENS ATIVAS MODIFICAM PROFUNDAMENTE AS PRÁTICAS DOCENTES NOS CURSOS DE ENGENHARIA E QUE ESTAS AMPLIAM, AO SEREM IMPLEMENTADAS NO COTIDIANO, AS POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO DO ESTUDANTE, SOB ASPECTOS SOCIAL, PESSOAL, INTERPESSOAL E PROFISSIONAL.