ESTABELECER RELAÇÃO ENTRE OS CONTEÚDOS QUÍMICOS E AS VIVÊNCIAS DOS ESTUDANTES É UMA MANEIRA DE CONDUZI-LOS A EXTRAPOLAÇÃO DE SUAS PERCEPÇÕES. RESSIGNIFICAR ASPECTOS OBSERVÁVEIS PERMITE UM ENSINO E UMA APRENDIZAGEM QUÍMICA CONSOLIDADO E FUNDAMENTADO. MÚLTIPLOS CONCEITOS PODEM SER INCLUÍDOS, LEVANDO A TRANSFORMAÇÕES CONSIDERÁVEIS NOS ENTENDIMENTOS PRÁTICOS E TEÓRICOS. O APLICATIVO HAND LAB FOI CONCEBIDO E PRODUZIDO PARA PROPORCIONAR AOS ALUNOS A COMPREENSÃO REFERENTE A INTERPRETAÇÃO QUÍMICA DOS FENÔMENOS, COM UMA METODOLOGIA QUE FAVORECE O ENGAJAMENTO DOS ALUNOS PELAS VÁRIAS OFERTAS QUE PROPORCIONA: EXPERIMENTOS QUÍMICOS COM ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA, ONDE OS REAGENTES SÃO PRODUTOS COMUNS DO COTIDIANO; PRÁTICAS EXPERIMENTAIS SEGUIDAS DE SISTEMATIZAÇÃO, COM ITENS QUE DEMANDAM HABILIDADES SEMELHANTES ÀQUELAS DESPRENDIDAS DURANTE A PRÁTICA VIRTUAL; DISTRATORES E DESCRITORES JUSTIFICADOS, OPORTUNIZANDO UM DIÁLOGO ENTRE O USUÁRIO E AS ATIVIDADES APRESENTADAS, POSSIBILITANDO UM AUMENTO DA CONFIABILIDADE NO ESTUDO EM DESENVOLVIMENTO. TRANSPOR CENÁRIOS ESCOLARES COM OS NOVOS DOMÍNIOS VIRTUAIS, TEM SE APRESENTADO COMO PROMISSORA FONTE DE RECURSOS, E PODE GERAR A CONSTRUÇÃO DE UM CONHECIMENTO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVO. OS INDICADORES QUANTITATIVOS OBTIDOS NA CONDUÇÃO DA PESQUISA DERAM VISIBILIDADE A TAIS PERCEPÇÕES: OS PARES PEDAGÓGICOS QUE VALIDARAM O APLICATIVO HAND LAB AFIRMARAM QUE OS EXPERIMENTOS VIRTUAIS PROPOSTOS ATENDEM AS COMPETÊNCIAS PRETENDIDAS BEM COMO OS EXERCÍCIOS QUE O COMPÕEM, 100% DOS ENTREVISTADOS AFIRMARAM QUE AS QUESTÕES POSSUEM COMANDOS CLAROS, E 94% ALEGARAM QUE TAIS QUESTÕES ESTIMULARAM A INTERPRETAÇÃO DO CONTEÚDO. REFERENTE AOS GABARITOS QUE JUSTIFICAM OS DISTRATORES, 90% DOS ALUNOS CONCORDARAM QUE TAIS EXPLICAÇÕES AJUDARAM NA COMPREENSÃO DO CONTEÚDO ABORDADO.