A AÇÃO PSICOPEDAGÓGICA FRENTE ÀS DIFICULDADES NA LEITURA E ESCRITA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6644 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1961 "inscrito_id" => 2586 "titulo" => "A AÇÃO PSICOPEDAGÓGICA FRENTE ÀS DIFICULDADES NA LEITURA E ESCRITA" "resumo" => "Bazi (2000), também mostra em seus estudos que a leitura não se desenvolve de maneira particular, mas sim coletiva, ou seja, juntamente com a soletração e escrita. No âmbito da escrita, essa mesma autora traz três processos que configuram o processo global da escrita, que são eles:\tPlanificação, em que a criança precisa construir uma representação mental daquilo que pretende executar antes de começar, ou seja, é a elaboração de um plano de escrita. Esse processo é composto por três subprocessos: o de generalização dos conteúdos, em que há a recuperação na memória de longo prazo a informação que julga necessária para executar a tarefa; subprocesso de organização, nesse caso, de acordo com o que será escrito é feito uma seleção de informações, e por último, o subprocesso de estabelecimento dos objetivos, no qual se é considerado como a fase da concretização, pois a formulação das intenções que orientam o processo da escrita são adaptados às características do que se pretende comunicar. Nesse sentido, a aquisição da linguagem escrita é composta por etapas progressivas em que se relaciona com a etapa precedente. Dessa maneira, o grau das dificuldades relativas a linguagem escrita, pode ir desde erros na soletração até erros na sintaxe, elaboração, pontuação e organização de parágrafos.Bazi (2000) também considera a importância de observar a oralidade da criança, pois esta pode apresentar uma boa expressão oral, mas ter sua escrita deficitária; em outros casos, haver uma má oralidade, mas uma boa escrita ou ser deficitário tanto na escrita como na entoação oral.Portanto, a leitura e a escrita são dificuldades de aprendizagens que pertencem a problemática do insucesso escolar. A Psicopedagogia possui um caráter interdisciplinar, ou seja, busca conhecimentos em outros campos, criando o seu próprio objeto de estudo. Dessa maneira, entende-se essa área como proveniente de uma demanda, o problema de aprendizagem. Estudando acerca das características do aprender humano, é que a Psicopedagogia visa também compreender a maneira a qual se produzem as alterações na aprendizagem do indivíduo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO" "palavra_chave" => "PSICOPEDAGÓGICA, LEITURA E ESCRITA, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_15_08_2014_22_53_54_idinscrito_2586_31503adfee8788e437a477b0f6c20469.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ESTEFANIA OLIVEIRA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "ESTEFANIA O." "autor_email" => "stfania_oliveirabarbosa@h" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6644 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1961 "inscrito_id" => 2586 "titulo" => "A AÇÃO PSICOPEDAGÓGICA FRENTE ÀS DIFICULDADES NA LEITURA E ESCRITA" "resumo" => "Bazi (2000), também mostra em seus estudos que a leitura não se desenvolve de maneira particular, mas sim coletiva, ou seja, juntamente com a soletração e escrita. No âmbito da escrita, essa mesma autora traz três processos que configuram o processo global da escrita, que são eles:\tPlanificação, em que a criança precisa construir uma representação mental daquilo que pretende executar antes de começar, ou seja, é a elaboração de um plano de escrita. Esse processo é composto por três subprocessos: o de generalização dos conteúdos, em que há a recuperação na memória de longo prazo a informação que julga necessária para executar a tarefa; subprocesso de organização, nesse caso, de acordo com o que será escrito é feito uma seleção de informações, e por último, o subprocesso de estabelecimento dos objetivos, no qual se é considerado como a fase da concretização, pois a formulação das intenções que orientam o processo da escrita são adaptados às características do que se pretende comunicar. Nesse sentido, a aquisição da linguagem escrita é composta por etapas progressivas em que se relaciona com a etapa precedente. Dessa maneira, o grau das dificuldades relativas a linguagem escrita, pode ir desde erros na soletração até erros na sintaxe, elaboração, pontuação e organização de parágrafos.Bazi (2000) também considera a importância de observar a oralidade da criança, pois esta pode apresentar uma boa expressão oral, mas ter sua escrita deficitária; em outros casos, haver uma má oralidade, mas uma boa escrita ou ser deficitário tanto na escrita como na entoação oral.Portanto, a leitura e a escrita são dificuldades de aprendizagens que pertencem a problemática do insucesso escolar. A Psicopedagogia possui um caráter interdisciplinar, ou seja, busca conhecimentos em outros campos, criando o seu próprio objeto de estudo. Dessa maneira, entende-se essa área como proveniente de uma demanda, o problema de aprendizagem. Estudando acerca das características do aprender humano, é que a Psicopedagogia visa também compreender a maneira a qual se produzem as alterações na aprendizagem do indivíduo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO" "palavra_chave" => "PSICOPEDAGÓGICA, LEITURA E ESCRITA, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_15_08_2014_22_53_54_idinscrito_2586_31503adfee8788e437a477b0f6c20469.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ESTEFANIA OLIVEIRA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "ESTEFANIA O." "autor_email" => "stfania_oliveirabarbosa@h" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }