Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A AÇÃO PSICOPEDAGÓGICA FRENTE ÀS DIFICULDADES NA LEITURA E ESCRITA

Palavra-chaves: PSICOPEDAGÓGICA, LEITURA E ESCRITA, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6644
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1961
    "inscrito_id" => 2586
    "titulo" => "A AÇÃO PSICOPEDAGÓGICA FRENTE ÀS DIFICULDADES  NA LEITURA E ESCRITA"
    "resumo" => "Bazi (2000), também mostra em seus estudos que a leitura não se desenvolve de maneira particular, mas sim coletiva, ou seja, juntamente com a soletração e escrita. No âmbito da escrita, essa mesma autora traz três processos que configuram o processo global da escrita, que são eles:\tPlanificação, em que a criança precisa construir uma representação mental daquilo que pretende executar antes de começar, ou seja, é a elaboração de um plano de escrita. Esse processo é composto por três subprocessos: o de generalização dos conteúdos, em que há a recuperação na memória de longo prazo a informação que julga necessária para executar a tarefa; subprocesso de organização, nesse caso, de acordo com o que será escrito é feito uma seleção de informações, e por último, o subprocesso de estabelecimento dos objetivos, no qual se é considerado como a fase da concretização, pois a formulação das intenções que orientam o processo da escrita são adaptados às características do que se pretende comunicar. Nesse sentido, a aquisição da linguagem escrita é composta por etapas progressivas em que se relaciona com a etapa precedente. Dessa maneira, o grau das dificuldades relativas a linguagem escrita, pode ir desde erros na soletração até erros na sintaxe, elaboração, pontuação e organização de parágrafos.Bazi (2000) também considera a importância de observar a oralidade da criança, pois esta pode apresentar uma boa expressão oral, mas ter sua escrita deficitária; em outros casos, haver uma má oralidade, mas uma boa escrita ou ser deficitário tanto na escrita como na entoação oral.Portanto, a leitura e a escrita são dificuldades de aprendizagens que pertencem a problemática do insucesso escolar. A Psicopedagogia possui um caráter interdisciplinar, ou seja, busca conhecimentos em outros campos, criando o seu próprio objeto de estudo. Dessa maneira, entende-se essa área como proveniente de uma demanda, o problema de aprendizagem. Estudando acerca das características do aprender humano, é que a Psicopedagogia visa também compreender a maneira a qual se produzem as alterações na aprendizagem do indivíduo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO"
    "palavra_chave" => "PSICOPEDAGÓGICA, LEITURA E ESCRITA, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_15_08_2014_22_53_54_idinscrito_2586_31503adfee8788e437a477b0f6c20469.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:23"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ESTEFANIA OLIVEIRA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "ESTEFANIA O."
    "autor_email" => "stfania_oliveirabarbosa@h"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6644
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1961
    "inscrito_id" => 2586
    "titulo" => "A AÇÃO PSICOPEDAGÓGICA FRENTE ÀS DIFICULDADES  NA LEITURA E ESCRITA"
    "resumo" => "Bazi (2000), também mostra em seus estudos que a leitura não se desenvolve de maneira particular, mas sim coletiva, ou seja, juntamente com a soletração e escrita. No âmbito da escrita, essa mesma autora traz três processos que configuram o processo global da escrita, que são eles:\tPlanificação, em que a criança precisa construir uma representação mental daquilo que pretende executar antes de começar, ou seja, é a elaboração de um plano de escrita. Esse processo é composto por três subprocessos: o de generalização dos conteúdos, em que há a recuperação na memória de longo prazo a informação que julga necessária para executar a tarefa; subprocesso de organização, nesse caso, de acordo com o que será escrito é feito uma seleção de informações, e por último, o subprocesso de estabelecimento dos objetivos, no qual se é considerado como a fase da concretização, pois a formulação das intenções que orientam o processo da escrita são adaptados às características do que se pretende comunicar. Nesse sentido, a aquisição da linguagem escrita é composta por etapas progressivas em que se relaciona com a etapa precedente. Dessa maneira, o grau das dificuldades relativas a linguagem escrita, pode ir desde erros na soletração até erros na sintaxe, elaboração, pontuação e organização de parágrafos.Bazi (2000) também considera a importância de observar a oralidade da criança, pois esta pode apresentar uma boa expressão oral, mas ter sua escrita deficitária; em outros casos, haver uma má oralidade, mas uma boa escrita ou ser deficitário tanto na escrita como na entoação oral.Portanto, a leitura e a escrita são dificuldades de aprendizagens que pertencem a problemática do insucesso escolar. A Psicopedagogia possui um caráter interdisciplinar, ou seja, busca conhecimentos em outros campos, criando o seu próprio objeto de estudo. Dessa maneira, entende-se essa área como proveniente de uma demanda, o problema de aprendizagem. Estudando acerca das características do aprender humano, é que a Psicopedagogia visa também compreender a maneira a qual se produzem as alterações na aprendizagem do indivíduo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO"
    "palavra_chave" => "PSICOPEDAGÓGICA, LEITURA E ESCRITA, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_15_08_2014_22_53_54_idinscrito_2586_31503adfee8788e437a477b0f6c20469.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:23"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ESTEFANIA OLIVEIRA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "ESTEFANIA O."
    "autor_email" => "stfania_oliveirabarbosa@h"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Bazi (2000), também mostra em seus estudos que a leitura não se desenvolve de maneira particular, mas sim coletiva, ou seja, juntamente com a soletração e escrita. No âmbito da escrita, essa mesma autora traz três processos que configuram o processo global da escrita, que são eles: Planificação, em que a criança precisa construir uma representação mental daquilo que pretende executar antes de começar, ou seja, é a elaboração de um plano de escrita. Esse processo é composto por três subprocessos: o de generalização dos conteúdos, em que há a recuperação na memória de longo prazo a informação que julga necessária para executar a tarefa; subprocesso de organização, nesse caso, de acordo com o que será escrito é feito uma seleção de informações, e por último, o subprocesso de estabelecimento dos objetivos, no qual se é considerado como a fase da concretização, pois a formulação das intenções que orientam o processo da escrita são adaptados às características do que se pretende comunicar. Nesse sentido, a aquisição da linguagem escrita é composta por etapas progressivas em que se relaciona com a etapa precedente. Dessa maneira, o grau das dificuldades relativas a linguagem escrita, pode ir desde erros na soletração até erros na sintaxe, elaboração, pontuação e organização de parágrafos.Bazi (2000) também considera a importância de observar a oralidade da criança, pois esta pode apresentar uma boa expressão oral, mas ter sua escrita deficitária; em outros casos, haver uma má oralidade, mas uma boa escrita ou ser deficitário tanto na escrita como na entoação oral.Portanto, a leitura e a escrita são dificuldades de aprendizagens que pertencem a problemática do insucesso escolar. A Psicopedagogia possui um caráter interdisciplinar, ou seja, busca conhecimentos em outros campos, criando o seu próprio objeto de estudo. Dessa maneira, entende-se essa área como proveniente de uma demanda, o problema de aprendizagem. Estudando acerca das características do aprender humano, é que a Psicopedagogia visa também compreender a maneira a qual se produzem as alterações na aprendizagem do indivíduo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.