A IND?STRIA DE PETR?LEO FAZ USO DE TUBULA??ES PARA O TRANSPORTE DE ?LEO POR LONGAS DIST?NCIAS. A CADEIA PRODUTIVA DE PETR?LEO EST? SUBMETIDA DIARIAMENTE A RISCOS DE ACIDENTES, PODENDO LEVAR AO DERRAMAMENTO DE ?LEO COM DANOS ELEVADOS OU IRREPAR?VEIS DE GRANDE IMPACTO NA NATUREZA. DIANTE DESSES FATOS, ENTENDER O COMPORTAMENTO DESSES FLU?DOS NO AMBIENTE MARINHO ? DE SUMA IMPORT?NCIA PARA TOMAR DECIS?ES DE GRANDE IMPORT?NCIA DESTINADAS A CONTEN??O DE VAZAMENTOS E MINIMIZA??O DE DANOS AMBIENTAIS DE UMA FORMA GERAL. DIANTE DISTO, ESTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO AVALIAR O ESCOAMENTO INTERNO E EXTERNO EM TUBULA??ES HORIZONTAIS IMERSAS EM CORRENTEZA MAR?TIMA. NO DOM?NIO DE AN?LISE, UMA TUBULA??O SUBMERSA DE 10 M DE COMPRIMENTO E 20 M DE COLUNA DE ?GUA CONSTITUI O DOM?NIO F?SICO. AL?M DISSO, UMA MALHA COMPUTACIONAL HEXA?DRICA COM 139.488 ELEMENTOS FOI GERADA USANDO O SOFTWARE ICEM-CFD 15.0. NA MODELAGEM MATEM?TICA, O MODELO DE SUPERF?CIE LIVRE E O MODELO DE TURBUL?NCIA K-ɛ PADR?O FORAM USADOS PARA DESCREVER O ESCOAMENTO BIF?SICO (?GUA/?LEO). NAS SIMULA??ES REALIZADAS, FORAM VARIADAS AS DENSIDADES E AS VISCOSIDADES DO ?LEO. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE O MODELO PROPOSTO FOI CAPAZ DE PREVER ADEQUADAMENTE O ESCOAMENTO ?GUA/?LEO NA TUBULA??O COM VAZAMENTO, ASSIM COMO OS CAMPOS DE VELOCIDADE, PRESS?O E FRA??O VOLUM?TRICA DA FASE ?LEO E ?GUA NOS DOIS DOM?NIOS DE ESTUDO.