ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL: INOVANDO O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DE UMA NOVA ABORDAGEM DIDÁTICO PEDAGÓGICA
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Nesta perspectiva, a alfabetização científica deve ser reconhecida como um processo onde as propostas de ensino de Ciências superam o contato com noções e conceitos científicos, de modo que a compreensão da dimensão pública da ciência a partir do acesso às informações seja viabilizada, fomentando repertórios de discussão, de reflexão e de posicionamentos críticos em relação aos temas que envolvem o trabalho da ciência. Logo, o presente trabalho teve por objetivo principal, promover e estimular a alfabetização científica e a apropriação progressiva dos conceitos científicos nos alunos do ensino fundamental através de experimentos que estimulem o pensamento crítico – reflexivo sobre a alfabetização científica. O trabalho trata-se de uma pesquisa de campo qualitativo que foi realizada em duas escolas particulares, Colégio Ramalho e o Colégio Geração, situadas na cidade de João Pessoa, PB, nos meses de novembro de 2013 a março de 2014. 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As argumentações estabelecidas durante as atividades em sala de aula mostraram-se bastante satisfatórias, uma vez que não se restringiram somente a afirmações simples, mas, muitas vezes, apareceram ligadas a justificativas e julgamentos logicamente construídos. Sendo assim, percebe-se que a construção do conhecimento científico nos alunos do ensino fundamental é de grande valia para a formação de cidadãos conscientes e críticos sobre as ciências e suas tecnologias no mundo que os cercam." 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