ENSINAR GEOMETRIA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO COM O AUXILIO DA DEMONSTRAÇÃO DO TEOREMA DE PITÁGORAS PELA GEOMETRIA ESPACIAL
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7209 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 832 "inscrito_id" => 4427 "titulo" => "ENSINAR GEOMETRIA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO COM O AUXILIO DA DEMONSTRAÇÃO DO TEOREMA DE PITÁGORAS PELA GEOMETRIA ESPACIAL" "resumo" => "O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de auxiliar os alunos, principalmente do ensino médio, com o estudo da geometria plana e espacial, sendo esta, uma das disciplinas consideradas mais complexas pelos mesmos. A proposta é que os alunos compreendam o conteúdo com o uso de softwares educacionais que exponha imagens em 3D para que os mesmos possam observar as figuras por diversos ângulos, porque com apenas lousa e giz não é possível fazer uma boa interatividade com os sólidos construídos. A tecnologia da informação e comunicação (TIC'S) nos dá diversas possibilidades para o desenvolvimento de materiais que permitam uma maior interatividade entre estudantes e professores. Através de alguns softwares educacionais vinculados à prática docente, é possível trabalhar e/ou criar figuras em duas e três dimensões. Temos o SketchUp, este é um software livre que produz objetos em 3D de maneira rápida e fácil, que pode ser usado para ensinar geometria plana e espacial. Com este software é possível relacionar uma demonstração do teorema de Pitágoras que trabalha com figuras planas para construir sólidos 3D e mostrar que é verdadeiro o teorema de Pitágoras. Durante todo o processo os discentes conseguem compreender a área e volume dos sólidos construídos. Dessa forma, nossos alunos podem explorar as ferramentas disponíveis nesses softwares tornando a aula mais prazerosa e facilitando o processo de ensino-aprendizagem. A doutora e pesquisadora da UFPB/UEPB, Filomena Moita, em sua pesquisa: Jogos Eletrônicos, Juventude e Currículo Cultural: Impulsionando uma Nova Prática Educativa Popular, apresenta o uso de Jogos eletrônicos pelos jovens atualmente, ela mostra que o ensino precisa passar por uma reflexão, tendo em vista as mudanças ocorridas na sociedade moderna, especialmente os jovens, que estão inseridos numa cultura de imagem-som. Portanto, devemos trazer esta perspectiva para o ensino da geometria plana e espacial. Objetivamos ainda que os alunos compreendam os conteúdos matemáticos de forma atrativa, interativa e dinâmica; estimulando o interesse dos jovens em local propício para refletir a cerca do uso das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC'S), e o ambiente escolar, no qual leciono, já dispõe dos meios adequados para que os discentes tenham uma aprendizagem significativa ao relacionar o conhecimento matemático com o objeto de estudo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "palavra_chave" => "TEOREMA DE PITÁGORAS, GEOMETRIA, SOFTWARE 3D" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_09_11_04_idinscrito_4427_5d05f9e424d962608fc6e7e9a374a54e.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RODRIGO BRITO DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "RODRIGO" "autor_email" => "rodrigo.1rbm@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7209 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 832 "inscrito_id" => 4427 "titulo" => "ENSINAR GEOMETRIA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO COM O AUXILIO DA DEMONSTRAÇÃO DO TEOREMA DE PITÁGORAS PELA GEOMETRIA ESPACIAL" "resumo" => "O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de auxiliar os alunos, principalmente do ensino médio, com o estudo da geometria plana e espacial, sendo esta, uma das disciplinas consideradas mais complexas pelos mesmos. A proposta é que os alunos compreendam o conteúdo com o uso de softwares educacionais que exponha imagens em 3D para que os mesmos possam observar as figuras por diversos ângulos, porque com apenas lousa e giz não é possível fazer uma boa interatividade com os sólidos construídos. A tecnologia da informação e comunicação (TIC'S) nos dá diversas possibilidades para o desenvolvimento de materiais que permitam uma maior interatividade entre estudantes e professores. Através de alguns softwares educacionais vinculados à prática docente, é possível trabalhar e/ou criar figuras em duas e três dimensões. Temos o SketchUp, este é um software livre que produz objetos em 3D de maneira rápida e fácil, que pode ser usado para ensinar geometria plana e espacial. Com este software é possível relacionar uma demonstração do teorema de Pitágoras que trabalha com figuras planas para construir sólidos 3D e mostrar que é verdadeiro o teorema de Pitágoras. Durante todo o processo os discentes conseguem compreender a área e volume dos sólidos construídos. Dessa forma, nossos alunos podem explorar as ferramentas disponíveis nesses softwares tornando a aula mais prazerosa e facilitando o processo de ensino-aprendizagem. A doutora e pesquisadora da UFPB/UEPB, Filomena Moita, em sua pesquisa: Jogos Eletrônicos, Juventude e Currículo Cultural: Impulsionando uma Nova Prática Educativa Popular, apresenta o uso de Jogos eletrônicos pelos jovens atualmente, ela mostra que o ensino precisa passar por uma reflexão, tendo em vista as mudanças ocorridas na sociedade moderna, especialmente os jovens, que estão inseridos numa cultura de imagem-som. Portanto, devemos trazer esta perspectiva para o ensino da geometria plana e espacial. Objetivamos ainda que os alunos compreendam os conteúdos matemáticos de forma atrativa, interativa e dinâmica; estimulando o interesse dos jovens em local propício para refletir a cerca do uso das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC'S), e o ambiente escolar, no qual leciono, já dispõe dos meios adequados para que os discentes tenham uma aprendizagem significativa ao relacionar o conhecimento matemático com o objeto de estudo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "palavra_chave" => "TEOREMA DE PITÁGORAS, GEOMETRIA, SOFTWARE 3D" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_09_11_04_idinscrito_4427_5d05f9e424d962608fc6e7e9a374a54e.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RODRIGO BRITO DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "RODRIGO" "autor_email" => "rodrigo.1rbm@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }