Artigo E-book IV CONBRACIS

E-books

ISBN: 978-65-86901-18-4

QUANDO O SONHO SE TORNA PESADELO: SÍNDROME DE BURNOUT E IDEAÇÃO SUICIDA EM ACADÊMICOS DE MEDICINA

Palavra-chaves: SÍNDROME DE BURNOUT, ACADÊMICOS DE MEDICINA, IDEAÇÃO SUICIDA, , E-book E-book
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                  &nbsp; &nbsp;Esta obra re&uacute;ne artigos que contemplam discuss&otilde;es sobre o tema do 4&ordm; Congresso Brasileiro de Ci&ecirc;ncias da Sa&uacute;de (CONBRACIS): &quot;Sa&uacute;de Populacional: Metas e Desafios do S&eacute;culo XXI&quot;. Sa&uacute;de Populacional &eacute; uma ci&ecirc;ncia que trata da preven&ccedil;&atilde;o de doen&ccedil;as e promo&ccedil;&atilde;o de sa&uacute;de atrav&eacute;s de esfor&ccedil;os organizados para melhora da qualidade do atendimento, redu&ccedil;&atilde;o de custos para tratamento de doentes, oferecendo ent&atilde;o acesso para quem efetivamente precisa, chama-se sa&uacute;de populacional. Partindo deste princ&iacute;pio, chegamos &agrave; conclus&atilde;o que quando tratamos a popula&ccedil;&atilde;o de maneira preventiva, obtemos de fato a sa&uacute;de plena.<br />\r\n
                  Ao abordar esta tem&aacute;tica somos convidados a sair do campo do idealismo e irmos para o campo do empirismo, onde o conhecimento &eacute; pautado nas experi&ecirc;ncias vivenciadas. &Eacute; necess&aacute;rio para tanto, conhecer a realidade das popula&ccedil;&otilde;es, entender como os indiv&iacute;duos e a sociedade enfrentam a sa&uacute;de, compreender o modelo assistencial de sa&uacute;de oferecido e qual n&iacute;vel de conhecimento da popula&ccedil;&atilde;o sobre a ger&ecirc;ncia dos servi&ccedil;os de sa&uacute;de, para ent&atilde;o, podermos apresentar e executar novos modelos assistenciais que modifiquem de fato a realidade da sa&uacute;de em toda popula&ccedil;&atilde;o e em todos os n&iacute;veis de sa&uacute;de. &nbsp; &nbsp;&nbsp;<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp; &nbsp;Em um cen&aacute;rio real, temos como aliadas as Inova&ccedil;&otilde;es tecnol&oacute;gicas, que podem oferecer sa&uacute;de comum a todos, atrav&eacute;s do aprimoramento de boas pr&aacute;ticas em sa&uacute;de, fomentadas pela organiza&ccedil;&atilde;o da rede de cuidados da popula&ccedil;&atilde;o.&nbsp;<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp; &nbsp;Como podemos ent&atilde;o implementar estrat&eacute;gias que entrelacem o campo tecnol&oacute;gico e o modelo de sa&uacute;de assistencial atual? A princ&iacute;pio, empenhar-se de forma colaborativa e multiprofissional em todos os n&iacute;veis de sa&uacute;de de forma a analisar dados para identificar toda a popula&ccedil;&atilde;o e sua situa&ccedil;&atilde;o, com isso, ser&aacute; poss&iacute;vel oferecer uma excelente assist&ecirc;ncia em sa&uacute;de nos n&iacute;veis prim&aacute;rio, secund&aacute;rio e terci&aacute;rio de aten&ccedil;&atilde;o &agrave; sa&uacute;de. &Eacute; necess&aacute;rio refletir sobre v&aacute;rios &acirc;mbitos, n&atilde;o pensar apenas em tratamento, mas tamb&eacute;m em educa&ccedil;&atilde;o e preven&ccedil;&atilde;o em sa&uacute;de, em monitoramento remoto atrav&eacute;s de dispositivos para assist&ecirc;ncia em tempo real e interven&ccedil;&otilde;es imediatas e preventivas. A partir disto, haver&aacute; uma melhora na qualidade do atendimento e a informa&ccedil;&atilde;o oferecida &agrave; popula&ccedil;&atilde;o, consequentemente ocorrer&aacute; uma redu&ccedil;&atilde;o nos custos efetivos de sa&uacute;de, uma vez que a popula&ccedil;&atilde;o s&oacute; ir&aacute; procurar o servi&ccedil;o de sa&uacute;de quando efetivamente for preciso.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp; &nbsp;O modelo de sa&uacute;de ideal a ser adotado atualmente, exige que o indiv&iacute;duo esteja no centro do cuidado, e para que isso aconte&ccedil;a, &eacute; fundamental que exista uma gest&atilde;o de sa&uacute;de que entenda todo esse processo, que perpasse o p&uacute;blico e o privado, que avance em estrat&eacute;gias para melhorar os sistemas de sa&uacute;de e transformar ent&atilde;o a sa&uacute;de populacional. &nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp; &nbsp;Toda esta tem&aacute;tica foi discutida no 4&ordm; CONBRACIS, onde elencou-se como prioridade os estudos em Ci&ecirc;ncias da Sa&uacute;de, para tornar e manter a popula&ccedil;&atilde;o com condi&ccedil;&otilde;es de vida saud&aacute;veis considerando a qualidade de vida nos grandes centros urbanos, nos servi&ccedil;os de aten&ccedil;&atilde;o &agrave; sa&uacute;de dispon&iacute;veis para a popula&ccedil;&atilde;o, no &acirc;mbito do desenvolvimento sustent&aacute;vel (condi&ccedil;&atilde;o de vulnerabilidade), para tratamentos de epidemias e pandemias, vacinas e outros tratamentos, t&eacute;cnicas, procedimentos, sistemas e servi&ccedil;os.&nbsp;<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp; &nbsp;Os t&oacute;picos debatidos no evento em 2020 relacionou-se com os mais diversos segmentos da sa&uacute;de, desde equipamentos m&eacute;dicos, dispositivos, f&aacute;rmacos, t&eacute;cnicas, procedimentos, sistemas e servi&ccedil;os, baseados em evid&ecirc;ncias cient&iacute;ficas para subsidiar suas inser&ccedil;&otilde;es nos servi&ccedil;os de aten&ccedil;&atilde;o &agrave; sa&uacute;de, envolvendo as &aacute;reas da Educa&ccedil;&atilde;o F&iacute;sica, Nutri&ccedil;&atilde;o, Fisioterapia, Enfermagem, Medicina, Biomedicina, Psicologia, ci&ecirc;ncias farmac&ecirc;uticas e biol&oacute;gicas dentre as outras &aacute;reas que integram as Ci&ecirc;ncias da Sa&uacute;de, quer seja individual, coletiva ou p&uacute;blica, promovendo assim um ampla aprendizagem entre as &aacute;reas.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Profa. Me. Ketinlly Yasmyne Nascimento Martins<br />\r\n
                  Mestre em Ci&ecirc;ncia e Tecnologia em Sa&uacute;de<br />\r\n
                  Pesquisadora NUTES<br />\r\n
                  Coordenadora do Laborat&oacute;rio de Tecnologias 3D - LT3D/NUTES<br />\r\n
                  Coordenadora Geral do IV CONBRACIS
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                  Profa. Me. Ketinlly Yasmyne Nascimento Martins<br />\r\n
                  Mestre em Ci&ecirc;ncia e Tecnologia em Sa&uacute;de<br />\r\n
                  Pesquisadora NUTES<br />\r\n
                  Coordenadora do Laborat&oacute;rio de Tecnologias 3D - LT3D/NUTES<br />\r\n
                  Coordenadora Geral do IV CONBRACIS
                  """
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                  Bruna Monielly Carvalho de Araujo - UFPB<br />\r\n
                  Claudia Santos Martiniano Sousa - UEPB<br />\r\n
                  Cl&eacute;cio Gabriel de Souza - UFRN<br />\r\n
                  Daiane Medeiros da Silva - FACENE<br />\r\n
                  Daiene Martins Beltrao - FACENE<br />\r\n
                  Danyelle N&oacute;brega de Farias - FACENE<br />\r\n
                  Diego de Sousa Dantas - UFPE<br />\r\n
                  Egberto Santos Carmo - UFCG<br />\r\n
                  Eloide Andr&eacute; Oliveira - UEPB<br />\r\n
                  Erika Epaminondas de Sousa - UFPB<br />\r\n
                  Fab&iacute;ola de Ara&uacute;jo Leite Medeiros - UEPB<br />\r\n
                  Francisco das Chagas Cardoso Filho - ADAGRI<br />\r\n
                  Gigliola Marcos Bernardo de Lima - FIOCRUZ<br />\r\n
                  Gleicy Karine Nascimento de Ara&uacute;jo - UEPB<br />\r\n
                  Iago Cola&ccedil;o de Souza - INESP<br />\r\n
                  Isabela Tatiana Sales de Arruda - UFPE<br />\r\n
                  Isabelle Eunice de Albuquerque Pontes - IMIP<br />\r\n
                  Izayana Pereira Feitosa - UFCG<br />\r\n
                  Jos&eacute; Dami&atilde;o Rodrigues - UFPB<br />\r\n
                  Jos&eacute; Jailson Lima Bezerra - UFPE<br />\r\n
                  Jos&eacute; Maur&iacute;cio de Figueiredo J&uacute;nior - FACENE<br />\r\n
                  Josivan Soares Alves J&uacute;nior &ndash; IMIP<br />\r\n
                  Josley Maycon de Sousa N&oacute;brega - UEPB<br />\r\n
                  Juliana Cordeiro Carvalho - UFPE<br />\r\n
                  Karolinne Souza Monteiro - UFRN<br />\r\n
                  Ketinlly Yasmyne Nascimento Martins - Nutes - UEPB<br />\r\n
                  Keylha Querino de Farias Gomes - UFPB<br />\r\n
                  L&uacute;cia Magn&oacute;lia Albuquerque Soares de Camargo - UNIFACISA<br />\r\n
                  Luiz Arthur Cavalcanti Cabral - UNIFACISA<br />\r\n
                  Magno Markus Ferreira Formiga Gon&ccedil;alves de Oliveira - UEPB<br />\r\n
                  Manoel Freire de Oliveira Neto - UEPB<br />\r\n
                  Marcela Monteiro Pimentel - UEPB<br />\r\n
                  Maria Helena Chaves de Vasconcelos Cat&atilde;o - UEPB<br />\r\n
                  Marina Suenia de Araujo Vilar - UFPB<br />\r\n
                  Mirian Werba Saldanha - Universidade Estadual Da Para&iacute;ba - UEPB<br />\r\n
                  Monique de Freitas Gon&ccedil;alves Lima - UFPE<br />\r\n
                  Nadjeanny Ingrid Galdino Gomes - UFPB<br />\r\n
                  Paula Almeida de Castro - UEPB<br />\r\n
                  Priscilla Indianara di Paula Pinto - UNESC<br />\r\n
                  Ra&iuml;ssa Mayer Ramalho Cat&atilde;o - UEPB<br />\r\n
                  Ra&iacute;ssa Souza Taveira - UFRN<br />\r\n
                  Regilene Alves Portela - UERN<br />\r\n
                  Ricardo Henrique Vieira d Melo &ndash; UFRN&nbsp;<br />\r\n
                  R&ocirc;mulo Moreira dos Santos - UEPB<br />\r\n
                  Rosimery Cruz de Oliveira Dantas - UFCG/CFP<br />\r\n
                  S&aacute;vio Benvindo Ferreira - UFCG<br />\r\n
                  Suelane Renata de Andrade Silva - UFPE<br />\r\n
                  Thaise Alves Bezerra - UFPB<br />\r\n
                  Thamara Rodrigues de Melo - UNIFACISA<br />\r\n
                  Thayla Amorim Santino - UFRN<br />\r\n
                  Vanessa da N&oacute;brega Dias - UFRN<br />\r\n
                  Wanessa Azevedo de Brito - UFPE<br />\r\n
                  Wesley Cavalcante Cruz - UEPB<br />\r\n
                  Zilka Nanes Lima - UEPB<br />\r\n
                  &nbsp;
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                  &nbsp; &nbsp;Esta obra re&uacute;ne artigos que contemplam discuss&otilde;es sobre o tema do 4&ordm; Congresso Brasileiro de Ci&ecirc;ncias da Sa&uacute;de (CONBRACIS): &quot;Sa&uacute;de Populacional: Metas e Desafios do S&eacute;culo XXI&quot;. Sa&uacute;de Populacional &eacute; uma ci&ecirc;ncia que trata da preven&ccedil;&atilde;o de doen&ccedil;as e promo&ccedil;&atilde;o de sa&uacute;de atrav&eacute;s de esfor&ccedil;os organizados para melhora da qualidade do atendimento, redu&ccedil;&atilde;o de custos para tratamento de doentes, oferecendo ent&atilde;o acesso para quem efetivamente precisa, chama-se sa&uacute;de populacional. Partindo deste princ&iacute;pio, chegamos &agrave; conclus&atilde;o que quando tratamos a popula&ccedil;&atilde;o de maneira preventiva, obtemos de fato a sa&uacute;de plena.<br />\r\n
                  Ao abordar esta tem&aacute;tica somos convidados a sair do campo do idealismo e irmos para o campo do empirismo, onde o conhecimento &eacute; pautado nas experi&ecirc;ncias vivenciadas. &Eacute; necess&aacute;rio para tanto, conhecer a realidade das popula&ccedil;&otilde;es, entender como os indiv&iacute;duos e a sociedade enfrentam a sa&uacute;de, compreender o modelo assistencial de sa&uacute;de oferecido e qual n&iacute;vel de conhecimento da popula&ccedil;&atilde;o sobre a ger&ecirc;ncia dos servi&ccedil;os de sa&uacute;de, para ent&atilde;o, podermos apresentar e executar novos modelos assistenciais que modifiquem de fato a realidade da sa&uacute;de em toda popula&ccedil;&atilde;o e em todos os n&iacute;veis de sa&uacute;de. &nbsp; &nbsp;&nbsp;<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp; &nbsp;Em um cen&aacute;rio real, temos como aliadas as Inova&ccedil;&otilde;es tecnol&oacute;gicas, que podem oferecer sa&uacute;de comum a todos, atrav&eacute;s do aprimoramento de boas pr&aacute;ticas em sa&uacute;de, fomentadas pela organiza&ccedil;&atilde;o da rede de cuidados da popula&ccedil;&atilde;o.&nbsp;<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp; &nbsp;Como podemos ent&atilde;o implementar estrat&eacute;gias que entrelacem o campo tecnol&oacute;gico e o modelo de sa&uacute;de assistencial atual? A princ&iacute;pio, empenhar-se de forma colaborativa e multiprofissional em todos os n&iacute;veis de sa&uacute;de de forma a analisar dados para identificar toda a popula&ccedil;&atilde;o e sua situa&ccedil;&atilde;o, com isso, ser&aacute; poss&iacute;vel oferecer uma excelente assist&ecirc;ncia em sa&uacute;de nos n&iacute;veis prim&aacute;rio, secund&aacute;rio e terci&aacute;rio de aten&ccedil;&atilde;o &agrave; sa&uacute;de. &Eacute; necess&aacute;rio refletir sobre v&aacute;rios &acirc;mbitos, n&atilde;o pensar apenas em tratamento, mas tamb&eacute;m em educa&ccedil;&atilde;o e preven&ccedil;&atilde;o em sa&uacute;de, em monitoramento remoto atrav&eacute;s de dispositivos para assist&ecirc;ncia em tempo real e interven&ccedil;&otilde;es imediatas e preventivas. A partir disto, haver&aacute; uma melhora na qualidade do atendimento e a informa&ccedil;&atilde;o oferecida &agrave; popula&ccedil;&atilde;o, consequentemente ocorrer&aacute; uma redu&ccedil;&atilde;o nos custos efetivos de sa&uacute;de, uma vez que a popula&ccedil;&atilde;o s&oacute; ir&aacute; procurar o servi&ccedil;o de sa&uacute;de quando efetivamente for preciso.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp; &nbsp;O modelo de sa&uacute;de ideal a ser adotado atualmente, exige que o indiv&iacute;duo esteja no centro do cuidado, e para que isso aconte&ccedil;a, &eacute; fundamental que exista uma gest&atilde;o de sa&uacute;de que entenda todo esse processo, que perpasse o p&uacute;blico e o privado, que avance em estrat&eacute;gias para melhorar os sistemas de sa&uacute;de e transformar ent&atilde;o a sa&uacute;de populacional. &nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp; &nbsp;Toda esta tem&aacute;tica foi discutida no 4&ordm; CONBRACIS, onde elencou-se como prioridade os estudos em Ci&ecirc;ncias da Sa&uacute;de, para tornar e manter a popula&ccedil;&atilde;o com condi&ccedil;&otilde;es de vida saud&aacute;veis considerando a qualidade de vida nos grandes centros urbanos, nos servi&ccedil;os de aten&ccedil;&atilde;o &agrave; sa&uacute;de dispon&iacute;veis para a popula&ccedil;&atilde;o, no &acirc;mbito do desenvolvimento sustent&aacute;vel (condi&ccedil;&atilde;o de vulnerabilidade), para tratamentos de epidemias e pandemias, vacinas e outros tratamentos, t&eacute;cnicas, procedimentos, sistemas e servi&ccedil;os.&nbsp;<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp; &nbsp;Os t&oacute;picos debatidos no evento em 2020 relacionou-se com os mais diversos segmentos da sa&uacute;de, desde equipamentos m&eacute;dicos, dispositivos, f&aacute;rmacos, t&eacute;cnicas, procedimentos, sistemas e servi&ccedil;os, baseados em evid&ecirc;ncias cient&iacute;ficas para subsidiar suas inser&ccedil;&otilde;es nos servi&ccedil;os de aten&ccedil;&atilde;o &agrave; sa&uacute;de, envolvendo as &aacute;reas da Educa&ccedil;&atilde;o F&iacute;sica, Nutri&ccedil;&atilde;o, Fisioterapia, Enfermagem, Medicina, Biomedicina, Psicologia, ci&ecirc;ncias farmac&ecirc;uticas e biol&oacute;gicas dentre as outras &aacute;reas que integram as Ci&ecirc;ncias da Sa&uacute;de, quer seja individual, coletiva ou p&uacute;blica, promovendo assim um ampla aprendizagem entre as &aacute;reas.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Profa. Me. Ketinlly Yasmyne Nascimento Martins<br />\r\n
                  Mestre em Ci&ecirc;ncia e Tecnologia em Sa&uacute;de<br />\r\n
                  Pesquisadora NUTES<br />\r\n
                  Coordenadora do Laborat&oacute;rio de Tecnologias 3D - LT3D/NUTES<br />\r\n
                  Coordenadora Geral do IV CONBRACIS
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                  Mestre em Ci&ecirc;ncia e Tecnologia em Sa&uacute;de<br />\r\n
                  Pesquisadora NUTES<br />\r\n
                  Coordenadora do Laborat&oacute;rio de Tecnologias 3D - LT3D/NUTES<br />\r\n
                  Coordenadora Geral do IV CONBRACIS
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                  Bruna Monielly Carvalho de Araujo - UFPB<br />\r\n
                  Claudia Santos Martiniano Sousa - UEPB<br />\r\n
                  Cl&eacute;cio Gabriel de Souza - UFRN<br />\r\n
                  Daiane Medeiros da Silva - FACENE<br />\r\n
                  Daiene Martins Beltrao - FACENE<br />\r\n
                  Danyelle N&oacute;brega de Farias - FACENE<br />\r\n
                  Diego de Sousa Dantas - UFPE<br />\r\n
                  Egberto Santos Carmo - UFCG<br />\r\n
                  Eloide Andr&eacute; Oliveira - UEPB<br />\r\n
                  Erika Epaminondas de Sousa - UFPB<br />\r\n
                  Fab&iacute;ola de Ara&uacute;jo Leite Medeiros - UEPB<br />\r\n
                  Francisco das Chagas Cardoso Filho - ADAGRI<br />\r\n
                  Gigliola Marcos Bernardo de Lima - FIOCRUZ<br />\r\n
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                  Isabelle Eunice de Albuquerque Pontes - IMIP<br />\r\n
                  Izayana Pereira Feitosa - UFCG<br />\r\n
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                  Keylha Querino de Farias Gomes - UFPB<br />\r\n
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                  Luiz Arthur Cavalcanti Cabral - UNIFACISA<br />\r\n
                  Magno Markus Ferreira Formiga Gon&ccedil;alves de Oliveira - UEPB<br />\r\n
                  Manoel Freire de Oliveira Neto - UEPB<br />\r\n
                  Marcela Monteiro Pimentel - UEPB<br />\r\n
                  Maria Helena Chaves de Vasconcelos Cat&atilde;o - UEPB<br />\r\n
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                  Monique de Freitas Gon&ccedil;alves Lima - UFPE<br />\r\n
                  Nadjeanny Ingrid Galdino Gomes - UFPB<br />\r\n
                  Paula Almeida de Castro - UEPB<br />\r\n
                  Priscilla Indianara di Paula Pinto - UNESC<br />\r\n
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                  Regilene Alves Portela - UERN<br />\r\n
                  Ricardo Henrique Vieira d Melo &ndash; UFRN&nbsp;<br />\r\n
                  R&ocirc;mulo Moreira dos Santos - UEPB<br />\r\n
                  Rosimery Cruz de Oliveira Dantas - UFCG/CFP<br />\r\n
                  S&aacute;vio Benvindo Ferreira - UFCG<br />\r\n
                  Suelane Renata de Andrade Silva - UFPE<br />\r\n
                  Thaise Alves Bezerra - UFPB<br />\r\n
                  Thamara Rodrigues de Melo - UNIFACISA<br />\r\n
                  Thayla Amorim Santino - UFRN<br />\r\n
                  Vanessa da N&oacute;brega Dias - UFRN<br />\r\n
                  Wanessa Azevedo de Brito - UFPE<br />\r\n
                  Wesley Cavalcante Cruz - UEPB<br />\r\n
                  Zilka Nanes Lima - UEPB<br />\r\n
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Publicado em 17 de dezembro de 2020

Resumo

BURNOUT É UMA SÍNDROME PSICOLÓGICA QUE SURGE EM RESPOSTA À ESTRESSORES CRÔNICOS NO CONTEXTO LABORAL E COM OS QUAIS OS TRABALHADORES NÃO LIDAM EFICAZMENTE ACARRETANDO PREJUÍZOS DE ORDEM FÍSICA, MORAL E PSICOLÓGICA. SENDO O BURNOUT PRODUTO DE UMA REAÇÃO A UM AMBIENTE ESTRESSANTE, PRESUME-SE QUE OS ESTUDANTES DE MEDICINA SÃO MAIS SUSCETÍVEIS A DESENCADEÁ-LO. NA POPULAÇÃO DE ACADÊMICOS, O BURNOUT, SE ORGANIZA EM TRÊS DIMENSÕES: EXAUSTÃO EMOCIONAL, DESCRENÇA E EFICÁCIA PROFISSIONAL. COM EFEITO, O BURNOUT E AS CONDUTAS SUICIDÁRIAS PARECEM ESTAR ASSOCIADOS JÁ NA GRADUAÇÃO, NO DECORRER DO CURSO DE MEDICINA. O OBJETIVO FOI VERIFICAR A RELAÇÃO ENTRE A SÍNDROME DE BURNOUT E A IDEAÇÃO SUICIDA EM ACADÊMICOS DE MEDICINA DO SERTÃO PARAIBANO. TRATA-SE DE UM ESTUDO CORRELACIONAL, DE CORTE TRANSVERSAL E DELINEAMENTO QUANTITATIVO, SENDO A AMOSTRA COMPOSTA POR 305 DISCENTES ACADÊMICOS DOS CURSOS DE MEDICINA DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) PÚBLICAS E PRIVADAS DO SERTÃO PARAIBANO. OS INSTRUMENTOS UTILIZADOS FORAM O MASLACH BURNOUT INVENTORY – STUDENT SURVEY (MBI-SS), O QUESTIONÁRIO DE IDEAÇÃO SUICIDA (QIS) E UM QUESTIONÁRIO SOCIODEMOGRÁFICO. AS CORRELAÇÕES EVIDENCIARAM UM RESULTADO NO SENTIDO POSITIVO PARA O ESCORE GERAL DO QIS E AS DIMENSÕES EXAUSTÃO EMOCIONAL (R=0,29; P < 0,01) E DESCRENÇA (R=0,38; P < 0,01) E NEGATIVA EM RELAÇÃO A EFICÁCIA PROFISSIONAL (R= -0,18; P < 0,05). CONCLUI-SE QUE OS ACADÊMICOS DE MEDICINA DESSA AMOSTRA NÃO APRESENTARAM BURNOUT, ENTRETANTO, OS DADOS INDICAM QUE O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA SÍNDROME DE BURNOUT PODE ESTAR EM CURSO. PÔDE-SE CONSTATAR TAMBÉM QUE A FREQUÊNCIA DE COGNIÇÕES SUICIDAS É BAIXA.

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