BURNOUT É UMA SÍNDROME PSICOLÓGICA QUE SE DESENVOLVE COMO UMA REAÇÃO AO ESTRESSE CRÔNICO NO TRABALHO, SENDO CONSTITUÍDA DE TRÊS DIMENSÕES: EXAUSTÃO EMOCIONAL, DESPERSONALIZAÇÃO E REALIZAÇÃO PROFISSIONAL. ESSA PESQUISA FOI REALIZADA EM 23 ESCOLAS ESTADUAIS URBANAS DE CAMPINA GRANDE-PB PARA AVALIAR OS NÍVEIS DE BURNOUT E SUA RELAÇÃO COM AS CARACTERÍSTICAS SOCIODEMOGRÁFICAS DOS DOCENTES DO ENSINO MÉDIO. PARTICIPARAM 227 DOCENTES (AMOSTRA DE 31%). APLICARAM-SE OS INSTRUMENTOS MASLACH BURNOUT INVENTORY E UMA FICHA SOCIODEMOGRÁFICA. FORAM EFETUADAS ESTATÍSTICAS DESCRITIVAS (MÉDIA, FREQUÊNCIA, DESVIO-PADRÃO, PORCENTAGEM), INFERENCIAIS (TESTE T DE STUDENT, ANOVA), CORRELAÇÃO DE PEARSON E ANÁLISE DE CLUSTER. OS RESULTADOS IDENTIFICARAM DUAS CONFIGURAÇÕES DE BURNOUT: 1) MODERADO E 2) AVANÇADO, EM 20,7% E 60,8% DA AMOSTRA, RESPECTIVAMENTE. A REDUZIDA REALIZAÇÃO PROFISSIONAL SE DESTACOU COMO A DIMENSÃO MAIS AFETADA DO BURNOUT, APRESENTANDO CORRELAÇÃO INVERSA COM NÚMERO DE FILHOS (R = -0,14; P < 0,05) E DIFERENÇAS ESTATISTICAMENTE SIGNIFICATIVAS COM ESTADO CIVIL (F = 2,91; P < 0,02) E COM RELIGIÃO (F = 3,66; P ¬< 0,01). SUGERE-SE QUE AS ESCOLAS PRIORIZEM MEDIDAS DE APOIO PSICOLÓGICO AOS DOCENTES ADOECIDOS PELA SB, BEM COMO POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO QUE CONTEMPLEM A VALORIZAÇÃO DA SAÚDE MENTAL DO DOCENTE, INVESTINDO EM SUA FORMAÇÃO E EM MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO, ENFOCANDO, PRINCIPALMENTE, AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO AMBIENTE ESCOLAR E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS VOLTADAS AO AUTOCONHECIMENTO DE EMOÇÕES POSITIVAS E HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO.