ARTEDÓ: TECENDO O SABER HISTÓRICO DE FORMA DINÂMICA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6921 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1021 "inscrito_id" => 2084 "titulo" => "ARTEDÓ: TECENDO O SABER HISTÓRICO DE FORMA DINÂMICA" "resumo" => "Tendo por base as experiências advindas do PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - e ao observar a necessidade de novas abordagens metodológicas no ensino de História dentro do atual cenário escolar, o presente artigo é, antes de tudo, uma reflexão acerca do uso de jogos didáticos em sala de aula e um relato da experiência que tivemos na criação e aplicação de um jogo de dominó "histórico" numa turma de sétima série da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Argemiro Figueiredo, localizada no bairro do Catolé, na cidade de Campina Grande. Analisando o perfil - sem deixar de considerar os traços subjetivos - dos alunos que acompanhamos durante os últimos três meses e levando em conta o fato de que, os jogos estimulam o processo criativo e proporcionam um dinamismo capaz de aproximar o aluno do professor e dos demais colegas de classe, bem como trabalhar questões de regras e disciplina, achamos por bem unir o útil ao agradável, criando um jogo que, além de entretenimento, oferecesse uma possibilidade de aprendizagem mais leve. Assim, ao propor o lúdico em sala de aula, tivemos como objetivo principal, complementar a tradicional aula expositivo-dialogada, dando ênfase ao seu lugar de importância dentro do ensino, mas percebendo o quanto, por vezes, o uso isolado dessa metodologia congela o aluno, o tornando mero agente passivo, apreendendo o conhecimento que lhe é transmitido sem o grau de criticidade necessário a formação de um ser humano que enxerga a si mesmo como motor capaz de mudar o que, no mundo a sua volta, parece estar fora do lugar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM;, DINAMISMO;, JOGOS DIDÁTICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_15_42_31_idinscrito_2084_22d6ca417a1c4d5f489b72e673f1c018.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANUZA DE OLIVEIRA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "VANUZA OLIVEIRA" "autor_email" => "vanuzadeoliveira1989@hotm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6921 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1021 "inscrito_id" => 2084 "titulo" => "ARTEDÓ: TECENDO O SABER HISTÓRICO DE FORMA DINÂMICA" "resumo" => "Tendo por base as experiências advindas do PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - e ao observar a necessidade de novas abordagens metodológicas no ensino de História dentro do atual cenário escolar, o presente artigo é, antes de tudo, uma reflexão acerca do uso de jogos didáticos em sala de aula e um relato da experiência que tivemos na criação e aplicação de um jogo de dominó "histórico" numa turma de sétima série da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Argemiro Figueiredo, localizada no bairro do Catolé, na cidade de Campina Grande. Analisando o perfil - sem deixar de considerar os traços subjetivos - dos alunos que acompanhamos durante os últimos três meses e levando em conta o fato de que, os jogos estimulam o processo criativo e proporcionam um dinamismo capaz de aproximar o aluno do professor e dos demais colegas de classe, bem como trabalhar questões de regras e disciplina, achamos por bem unir o útil ao agradável, criando um jogo que, além de entretenimento, oferecesse uma possibilidade de aprendizagem mais leve. Assim, ao propor o lúdico em sala de aula, tivemos como objetivo principal, complementar a tradicional aula expositivo-dialogada, dando ênfase ao seu lugar de importância dentro do ensino, mas percebendo o quanto, por vezes, o uso isolado dessa metodologia congela o aluno, o tornando mero agente passivo, apreendendo o conhecimento que lhe é transmitido sem o grau de criticidade necessário a formação de um ser humano que enxerga a si mesmo como motor capaz de mudar o que, no mundo a sua volta, parece estar fora do lugar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM;, DINAMISMO;, JOGOS DIDÁTICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_15_42_31_idinscrito_2084_22d6ca417a1c4d5f489b72e673f1c018.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANUZA DE OLIVEIRA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "VANUZA OLIVEIRA" "autor_email" => "vanuzadeoliveira1989@hotm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }