A FORMAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR ATRAVÉS DA INSERÇÃO DOS ESTUDANTES EM PROGRAMAS INSTITUCIONAIS: UM ESTUDO DE CASO NA UFRPE
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6725 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1447 "inscrito_id" => 1634 "titulo" => "A FORMAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR ATRAVÉS DA INSERÇÃO DOS ESTUDANTES EM PROGRAMAS INSTITUCIONAIS: UM ESTUDO DE CASO NA UFRPE" "resumo" => "O presente trabalho avalia a relação dos programas institucionais de bolsa com a formação ambiental nos cursos de graduação, tendo por base um estudo de caso conduzido a partir da realidade UFRPE. Desenvolvida a partir de uma análise documental, a pesquisa envolveu o levantamento de experiências de Ensino, Pesquisa e Extensão divulgadas entre os anos de 2010 e 2012 no maior evento promovido pela instituição, com base nos seguintes indicadores, observados nos dados institucionais dos autores dos trabalhos: unidade acadêmica de origem, vinculação a programas institucionais e caracterização desses programas. Mediante os dados obtidos e analisados, o estudo conclui que a formação ambiental na educação superior tem se mostrado como um processo que segue por entre dificuldades e possibilidades, tendo nos programas institucionais uma via para a concretização das orientações trazidas nos documentos que norteiam a inserção da Educação Ambiental no ensino superior, a exemplo do PIBID e do de Bolsas de Extensão da UFRPE, os quais têm sido mais expressivos em termos de inserção dos bolsistas na formação ambiental." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL" "palavra_chave" => "POLÍTICAS EDUCACIONAIS, ENSINO SUPERIOR, EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_13_08_2014_15_46_26_idinscrito_1634_3a4f33528d1b6ca8dbd1728b91e468b7.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WAGNER JOSÉ DE AGUIAR" "autor_nome_curto" => "WAGNER AGUIAR" "autor_email" => "wagner.wja@gmail.com" "autor_ies" => "UFRPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6725 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1447 "inscrito_id" => 1634 "titulo" => "A FORMAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR ATRAVÉS DA INSERÇÃO DOS ESTUDANTES EM PROGRAMAS INSTITUCIONAIS: UM ESTUDO DE CASO NA UFRPE" "resumo" => "O presente trabalho avalia a relação dos programas institucionais de bolsa com a formação ambiental nos cursos de graduação, tendo por base um estudo de caso conduzido a partir da realidade UFRPE. Desenvolvida a partir de uma análise documental, a pesquisa envolveu o levantamento de experiências de Ensino, Pesquisa e Extensão divulgadas entre os anos de 2010 e 2012 no maior evento promovido pela instituição, com base nos seguintes indicadores, observados nos dados institucionais dos autores dos trabalhos: unidade acadêmica de origem, vinculação a programas institucionais e caracterização desses programas. Mediante os dados obtidos e analisados, o estudo conclui que a formação ambiental na educação superior tem se mostrado como um processo que segue por entre dificuldades e possibilidades, tendo nos programas institucionais uma via para a concretização das orientações trazidas nos documentos que norteiam a inserção da Educação Ambiental no ensino superior, a exemplo do PIBID e do de Bolsas de Extensão da UFRPE, os quais têm sido mais expressivos em termos de inserção dos bolsistas na formação ambiental." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL" "palavra_chave" => "POLÍTICAS EDUCACIONAIS, ENSINO SUPERIOR, EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_13_08_2014_15_46_26_idinscrito_1634_3a4f33528d1b6ca8dbd1728b91e468b7.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WAGNER JOSÉ DE AGUIAR" "autor_nome_curto" => "WAGNER AGUIAR" "autor_email" => "wagner.wja@gmail.com" "autor_ies" => "UFRPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }