FUNDAMENTOS DA GESTÃO ESCOLAR: AS ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS DO PEDAGOGO ENQUANTO GESTOR
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7342 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 930 "inscrito_id" => 32755 "titulo" => "FUNDAMENTOS DA GESTÃO ESCOLAR: AS ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS DO PEDAGOGO ENQUANTO GESTOR" "resumo" => "O estudo das atribuições do gestor escolar é imprescindível se quisermos compreender a organização da escola, tendo em vista que é o diretor que operacionaliza a organização do trabalho educativo na instituição. Seguindo os princípios de gestão democrática estabelecidos pela Constituição Federal de 1988 e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, lei nº 9.394/1996, o gestor escolar deve atuar para a operacionalização do trabalho coletivo e democrático na escola, objetivando a formação do cidadão ativo e participativo. Para compreendermos como deve estar organizada a prática exercida pelo diretor, torna-se necessário investigarmos o trabalho da gestão escolar numa perspectiva onde o mesmo é visto como agente que impulsiona o trabalho educativo, que delega funções e constitui a ligação entre os órgãos centrais da administração escolar com os demais profissionais da educação. O presente artigo tem como objetivo analisar as atribuições do pedagogo enquanto gestor escolar, sem desconsiderar os outros campos de atuação deste profissional. Para isso, utilizamos a revisão de literatura como metodologia apoiado em autores que discutem a temática, tais como Carbello (2012), Libâneo (2004), Paro (2001), dentre outros. Elencamos como temáticas de estudo: o trabalho democrático no desenvolvimento da gestão escolar e as atribuições do pedagogo para tal função. Essa discussão compreende que o pedagogo na gestão escolar assume o papel de organizar e acompanhar o trabalho pedagógico na escola, tanto em relação as atividades administrativas e burocráticas quanto no acompanhamento das práticas pedagógicas, delegando funções aos coordenadores e demais profissionais da educação. Todavia, considerado um líder democrático na nova perspectiva de educação, o gestor deve possibilitar espaços de trabalho onde prevaleçam os processos democráticos de trabalho coletivo, tendo em vista a organização do trabalho pedagógico na escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "PEDAGOGO, GESTOR ESCOLAR, ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_12_25_28_idinscrito_32755_e6eb8d8fc735294c50acb4e406123f2c.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KELY-ANEE DE OLIVEIRA NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "KELY-ANEE" "autor_email" => "kelyoliveira_@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7342 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 930 "inscrito_id" => 32755 "titulo" => "FUNDAMENTOS DA GESTÃO ESCOLAR: AS ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS DO PEDAGOGO ENQUANTO GESTOR" "resumo" => "O estudo das atribuições do gestor escolar é imprescindível se quisermos compreender a organização da escola, tendo em vista que é o diretor que operacionaliza a organização do trabalho educativo na instituição. Seguindo os princípios de gestão democrática estabelecidos pela Constituição Federal de 1988 e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, lei nº 9.394/1996, o gestor escolar deve atuar para a operacionalização do trabalho coletivo e democrático na escola, objetivando a formação do cidadão ativo e participativo. Para compreendermos como deve estar organizada a prática exercida pelo diretor, torna-se necessário investigarmos o trabalho da gestão escolar numa perspectiva onde o mesmo é visto como agente que impulsiona o trabalho educativo, que delega funções e constitui a ligação entre os órgãos centrais da administração escolar com os demais profissionais da educação. O presente artigo tem como objetivo analisar as atribuições do pedagogo enquanto gestor escolar, sem desconsiderar os outros campos de atuação deste profissional. Para isso, utilizamos a revisão de literatura como metodologia apoiado em autores que discutem a temática, tais como Carbello (2012), Libâneo (2004), Paro (2001), dentre outros. Elencamos como temáticas de estudo: o trabalho democrático no desenvolvimento da gestão escolar e as atribuições do pedagogo para tal função. Essa discussão compreende que o pedagogo na gestão escolar assume o papel de organizar e acompanhar o trabalho pedagógico na escola, tanto em relação as atividades administrativas e burocráticas quanto no acompanhamento das práticas pedagógicas, delegando funções aos coordenadores e demais profissionais da educação. Todavia, considerado um líder democrático na nova perspectiva de educação, o gestor deve possibilitar espaços de trabalho onde prevaleçam os processos democráticos de trabalho coletivo, tendo em vista a organização do trabalho pedagógico na escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "PEDAGOGO, GESTOR ESCOLAR, ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_12_25_28_idinscrito_32755_e6eb8d8fc735294c50acb4e406123f2c.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KELY-ANEE DE OLIVEIRA NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "KELY-ANEE" "autor_email" => "kelyoliveira_@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }