ESTE ARTIGO TEM COMO PRINCIPAIS OBJETIVOS IDENTIFICAR E INDICAR POSSIBILIDADES DE TRABALHO COM A ABORDAGEM DE ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO (ENCI) A PARTIR DE LIVROS E FILMES UTILIZADOS EM SALAS DE LEITURA ENTRE OUTROS ESPAÇOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO PAULO.
NO SENTIDO DE SUPERAR OS USOS DOS LIVROS MUITAS VEZES TIDOS COMO “CLÁSSICOS”, CONSIDERANDO AINDA A INTERDISCIPLINARIDADE, BUSCAM-SE DIMENSÕES DE USOS DESTES LIVROS QUE COMPÕEM OS ACERVOS DAS SALAS DE LEITURA DAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO PAULO E SUAS POSSIBILIDADES DE USO COM INTUITO DE QUALIFICAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS NO PRIMEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
PARA TANTO PARTE-SE DA METODOLOGIA DE LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E ANÁLISE DO ACERVO DE UMA DETERMINADA ESCOLA DA SUPRACITADA REDE DE ENSINO A PARTIR DO LEVANTAMENTO DOS LIVROS MAIS UTILIZADOS E PREFERIDOS PELOS ALUNOS DO PRIMEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMETAL, ENCAMINHOU-SE COM A ANÁLISE DO MATERIAL, IDENTIFICANDO CARACTERÍSTICAS GERAIS, DIFERENÇAS E SIMILARIDADES, E A PARTIR DE REFERENCIAIS TEÓRICOS SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS POR MEIO DA LITERATURA, DISCUTIU-SE POSSIBILIDADES DE TRABALHAR COM A ABORDAGEM ENCI.
AO FINAL DO PROCESSO PERCEBEU-SE QUE É POSSÍVEL DESENVOLVER ATIVIDADES ATRELANDO A ESTRATÉGIA DA LEITURA AO ENCI, HAJA VISTO QUE AO COMPREENDÊ-LO COMO UMA ABORDAGEM, AMPLIAM-SE AS POSSIBILIDADES, EVIDENCIANDO QUE A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM ENSINO DE CIÊNCIAS PODE SER REPENSADA DE MODO QUE A INVESTIGAÇÃO PERMEIE O TODO O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM.