O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO GERAL TRAZER UMA ANÁLISE QUANTO A CONCEPÇÃO PRESENTE EM DOIS SUPLEMENTOS QUE CONSTAM NA VERSÃO DO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA DESTINADO AO PROFESSOR, SOBRE A RELAÇÃO ENTRE O ENSINO DE MATEMÁTICA E A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA DO TIPO DOCUMENTAL. SABEMOS QUE ESSES SUPLEMENTOS, PRESENTES NO MANUAL DESTINADO AO PROFESSOR, POSSUEM ORIENTAÇÕES IMPORTANTES PARA O CORRETO USO DO LIVRO DIDÁTICO E POR ISSO, É UM ELO ENTRE O AUTOR DA OBRA LITERÁRIA E O PROFESSOR QUE A USARÁ COMO RECURSO EM SALA DE AULA. PORTANTO, EM UM CONTEXTO EM QUE O ENSINO DE MATEMÁTICA GANHA PROTAGONISMO NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA, ENTENDEMOS QUE SE TORNA RELEVANTE ANALISAR COMO ESSES SUPLEMENTOS TRATAM DESSE TEMA. ENCONTRAMOS NOS DOIS MATERIAIS ANALISADOS REFLEXÕES CLARAS QUANTO A IMPORTÂNCIA DE SE COMPREENDER QUE A MATEMÁTICA DEVE SER TRABALHADA EM SALA DE AULA EM UMA PERSPECTIVA QUE SUA HISTÓRIA ESTÁ ENTRELAÇADA ÀS QUESTÕES SOCIAIS E CULTURAIS, OU SEJA, OS AUTORES PASSAM PARA OS PROFESSORES A IDEIA QUE EM SALA DE AULA DEVE SER CONSTRUÍDA ESSA CONCEPÇÃO A PARTIR DE VÁRIAS FERRAMENTAS COMO A CONTEXTUALIZAÇÃO, TRABALHOS COM TEMAS TRANSVERSAIS E A INTERDISCIPLINARIDADE, ENTRE OUTROS.