ESTE ARTIGO TRATA DE UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO REALIZADA EM TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II, NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA VICENTINA CAMPOS, EM FORTALEZA (CE). OS OBJETIVOS FORAM: ANALISAR A UTILIZAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO DE APOIO NO ENSINO DE MATEMÁTICA; COMPARAR O DESEMPENHO DE ESTUDANTES SUBMETIDOS AO ENSINO DE MATEMÁTICA COM USO DO MATERIAL DE APOIO COMO RECURSO DIDÁTICO, COM O DESEMPENHO DE ESTUDANTES SUBMETIDOS AO ENSINO TRADICIONAL. FORAM UTILIZADAS COMO FONTE DE COLETA DE DADOS OS RESULTADOS DE UMA PROVA ESCRITA E NOSSA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE O USO DO MATERIAL DIDÁTICO DE APOIO, JUNTAMENTE COM UMA METODOLOGIA QUE FAVORECE A CONSTRUÇÃO DE RELAÇÕES SIGNIFICATIVAS, CONTRIBUIU COM ASPECTOS POSITIVOS NO ENSINO, TAIS COMO: MELHOR MOTIVAÇÃO, EMPENHO E INTERESSE. ALÉM DE PROPORCIONAR UM MELHOR DESEMPENHO DA TURMA QUE UTILIZOU O MATERIAL.