Artigo Anais do V CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO

Palavra-chaves: MATEMÁTICA, ENSINO, APRENDIZAGEM, NÚMEROS, GEOMETRIA Comunicação Oral (Artigo Completo) AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática
"2020-12-10 10:13:23" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 72948
    "edicao_id" => 148
    "trabalho_id" => 325
    "inscrito_id" => 1071
    "titulo" => "MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO TRATA DE UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO REALIZADA EM TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II, NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA VICENTINA CAMPOS, EM FORTALEZA (CE). OS OBJETIVOS FORAM: ANALISAR A UTILIZAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO DE APOIO NO ENSINO DE MATEMÁTICA; COMPARAR O DESEMPENHO DE ESTUDANTES SUBMETIDOS AO ENSINO DE MATEMÁTICA COM USO DO MATERIAL DE APOIO COMO RECURSO DIDÁTICO, COM O DESEMPENHO DE ESTUDANTES SUBMETIDOS AO ENSINO TRADICIONAL. FORAM UTILIZADAS COMO FONTE DE COLETA DE DADOS OS RESULTADOS DE UMA PROVA ESCRITA E NOSSA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE O USO DO MATERIAL DIDÁTICO DE APOIO, JUNTAMENTE COM UMA METODOLOGIA QUE FAVORECE A CONSTRUÇÃO DE RELAÇÕES SIGNIFICATIVAS, CONTRIBUIU COM ASPECTOS POSITIVOS NO ENSINO, TAIS COMO: MELHOR MOTIVAÇÃO, EMPENHO E INTERESSE. ALÉM DE PROPORCIONAR UM MELHOR DESEMPENHO DA TURMA QUE UTILIZOU O MATERIAL."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)"
    "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, ENSINO, APRENDIZAGEM, NÚMEROS, GEOMETRIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA_ID1071_16112020082917.pdf"
    "created_at" => "2020-12-11 08:02:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO CLEUTON DE ARAUJO "
    "autor_nome_curto" => "CLEUTON"
    "autor_email" => "cleuton_araujo@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO (UFERSA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 72948
    "edicao_id" => 148
    "trabalho_id" => 325
    "inscrito_id" => 1071
    "titulo" => "MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO TRATA DE UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO REALIZADA EM TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II, NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA VICENTINA CAMPOS, EM FORTALEZA (CE). OS OBJETIVOS FORAM: ANALISAR A UTILIZAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO DE APOIO NO ENSINO DE MATEMÁTICA; COMPARAR O DESEMPENHO DE ESTUDANTES SUBMETIDOS AO ENSINO DE MATEMÁTICA COM USO DO MATERIAL DE APOIO COMO RECURSO DIDÁTICO, COM O DESEMPENHO DE ESTUDANTES SUBMETIDOS AO ENSINO TRADICIONAL. FORAM UTILIZADAS COMO FONTE DE COLETA DE DADOS OS RESULTADOS DE UMA PROVA ESCRITA E NOSSA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE O USO DO MATERIAL DIDÁTICO DE APOIO, JUNTAMENTE COM UMA METODOLOGIA QUE FAVORECE A CONSTRUÇÃO DE RELAÇÕES SIGNIFICATIVAS, CONTRIBUIU COM ASPECTOS POSITIVOS NO ENSINO, TAIS COMO: MELHOR MOTIVAÇÃO, EMPENHO E INTERESSE. ALÉM DE PROPORCIONAR UM MELHOR DESEMPENHO DA TURMA QUE UTILIZOU O MATERIAL."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)"
    "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, ENSINO, APRENDIZAGEM, NÚMEROS, GEOMETRIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA_ID1071_16112020082917.pdf"
    "created_at" => "2020-12-11 08:02:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO CLEUTON DE ARAUJO "
    "autor_nome_curto" => "CLEUTON"
    "autor_email" => "cleuton_araujo@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO (UFERSA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

ESTE ARTIGO TRATA DE UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO REALIZADA EM TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II, NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA VICENTINA CAMPOS, EM FORTALEZA (CE). OS OBJETIVOS FORAM: ANALISAR A UTILIZAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO DE APOIO NO ENSINO DE MATEMÁTICA; COMPARAR O DESEMPENHO DE ESTUDANTES SUBMETIDOS AO ENSINO DE MATEMÁTICA COM USO DO MATERIAL DE APOIO COMO RECURSO DIDÁTICO, COM O DESEMPENHO DE ESTUDANTES SUBMETIDOS AO ENSINO TRADICIONAL. FORAM UTILIZADAS COMO FONTE DE COLETA DE DADOS OS RESULTADOS DE UMA PROVA ESCRITA E NOSSA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE O USO DO MATERIAL DIDÁTICO DE APOIO, JUNTAMENTE COM UMA METODOLOGIA QUE FAVORECE A CONSTRUÇÃO DE RELAÇÕES SIGNIFICATIVAS, CONTRIBUIU COM ASPECTOS POSITIVOS NO ENSINO, TAIS COMO: MELHOR MOTIVAÇÃO, EMPENHO E INTERESSE. ALÉM DE PROPORCIONAR UM MELHOR DESEMPENHO DA TURMA QUE UTILIZOU O MATERIAL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.