O ENSINO DE CIÊNCIAS É VOLTADO PARA AULAS TEÓRICAS COMO TAMBÉM EXPERIMENTAIS, E NAS ÚLTIMAS DÉCADAS, VEM SE MOLDANDO E SE TORNANDO CADA VEZ MAIS VERSÁTIL. DIANTE DISTO ESTÁ PESQUISA TEVE COMO PRINCIPAL OBJETIVO A CONSTRUÇÃO DE UM “VULCÃO QUÍMICO” UTILIZANDO MATERIAIS ALTERNATIVOS PARA QUE OS ALUNOS AMPLIASSEM OS CONHECIMENTOS SOBRE REAÇÕES QUÍMICAS E ADQUIRISSEM COMPREENSÃO ACERCA DO CONTEÚDO DE REAÇÕES QUÍMICAS. ESTA PESQUISA POSSUI NATUREZA QUALITATIVA. A PROPOSTA EM SI DESTA PESQUISA ESTAVA VOLTADA PARA UMA METODOLOGIA DE SALA DE AULA INVERTIDA. O INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS, PARTIU DA REALIZAÇÃO DO PRÓPRIO VÍDEO. NESTA PESQUISA FOI POSSÍVEL ESTIMULAR O E ENSINO COMO TAMBÉM A APRENDIZAGEM DOS DISCENTES, ONDE DE FORMA SIMPLES E PRÁTICA ELES MOSTRARAM QUE QUANDO O BICARBONATO DE SÓDIO COM O VINAGRE REAGEM, É GERADO UM PRODUTO CONHECIDO COMO ÁCIDO CARBÔNICO, QUE DE FORMA IMEDIATA É DECOMPOSTO EM DIÓXIDO DE CARBONO. É O GÁS CARBÔNICO O RESPONSÁVEL PELA ESPUMA FORMADA. A REALIZAÇÃO DESTA PESQUISA FOI MUITO IMPORTANTE, PARA O DESENVOLVIMENTO DOS NOSSOS ESTUDANTES, POIS, SE TRATANDO DE TURMAS DE 6º ANO, NEM SEMPRE SÃO TRABALHADOS CONCEITOS QUÍMICOS NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS, E ESSAS DEFINIÇÕES FORAM COLOCADAS DE MODO SIMPLES, DINÂMICO E PRÁTICO, ESTIMULANDO ASSIM, CADA VEZ MAIS OS DISCENTES.