A CARTOGRAFIA CONSTITUI-SE COMO UM IMPORTANTE INSTRUMENTO PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA, PRINCIPALMENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL. COMPREENDER, ANALISAR, DISCUTIR E ANALISAR OS CONCEITOS-CHAVES PROPOSTOS PELA GEOGRAFIA, BEM COMO A LINGUAGEM CARTOGRÁFICA SE TORNAM PEÇAS FUNDAMENTAIS PARA O APRENDIZADO SIGNIFICATIVO DA GEOGRAFIA. ESTA PESQUISA OBJETIVA A DISCUSSÃO DE UMA CARTOGRAFIA SOCIAL E DA PERCEPÇÃO, QUE FOMENTE O APROVEITAMENTO DA VIVÊNCIA DO DISCENTE, E A PARTIR DESTA, INTRODUZIR E ELABORAR DE FORMA GRADATIVAMENTE SOFISTICADAS OS ELEMENTOS ATINENTES À LINGUAGEM CARTOGRÁFICA. COMO REFERENCIAIS TEÓRICOS A PESQUISA FUNDAMENTOU-SE NAS CONTRIBUIÇÕES ORIUNDAS DE FALCÃO (2012); GIRARDI (2011); KATUTA (2009); MARTINELLI (2005); PONTUSCHKA; PAGANELLI E CACETE (2009); E, SIMIELLI (2007). ESTA PESQUISA DEVE SER COMPREENDIDA METODOLOGICAMENTE A PARTIR DE TRÊS PRISMAS: A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, A REALIZAÇÃO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS E A ANÁLISE DOS RESULTADOS OBTIDOS A PARTIR DA REALIZAÇÃO DE OFICINAS. NESTA PESQUISA A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES COM MAPAS NA GEOGRAFIA FOI A GRANDE MOLA MOTRIZ PARA UMA PROPOSTA DE UM ENSINO DE GEOGRAFIA DESAFIADOR E DIFERENCIADO. DESTA FORMA, BUSCOU-SE DAR AOS MAPAS O PROTAGONISMO QUE LHE É ESSENCIAL POSSUIR EM UMA DISCIPLINA ESCOLAR COMO GEOGRAFIA E, QUE AO LONGO DOS TEMPOS TEM SIDO IGNORADA E/OU EQUIVOCADAMENTE UTILIZADA DURANTE AS AULAS DE GEOGRAFIA. É MISTER RESSALTAR QUE AS PRÁTICAS COM MAPAS CONSTANTEMENTE DEVEM FAZER PARTE DO NOSSO COTIDIANO, BUSCANDO-SE PARA ISSO, PENSAR, DISCUTIR, PRODUZIR E DIVULGAR NOVAS FORMAS DE MAPEAMENTO, TENDO POR FINALIDADE QUE TODOS OS GRUPOS SOCIAIS SE APROPRIEM DA CARTOGRAFIA E DA GEOGRAFIA.