, Gisleinecristinadasilva. Cuidar e educar bem na primeira infância. Anais do V CONAPESC... Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/72853>. Acesso em: 23/12/2024 03:47
ESTE ESTUDO SISTEMÁTICO TEVE COMO COMO PROPÓSITO REFLETIR A RESPEITO DA IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PRIMEIRA INFÂNCIA, BEM COMO, EVIDENCIAR A RELEVÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O AMPLO DESENVOLVIMENTO INFANTIL NOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA DA CRIANÇA. A JUSTIFICATIVA DESTE ESTUDO ENVOLVE AS DIMENSÕES ACADÊMICO-CIENTÍFICA, PESSOAL, PEDAGÓGICA E SOCIAL. O PRESENTE ESTUDO É DE NATUREZA TEÓRICA E PAUTA-SE POR UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA EM QUE PRETENDEU-SE BASEAR EM AUTORES QUE PROBLEMATIZAM E DISCUTEM O ASSUNTO EM PAUTA. E, OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS ENVOLVERAM LEITURAS E ESTUDOS DE TEXTOS SOBRE TAIS TEMÁTICAS. O TEXTO APRESENTA UMA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA BASEADA NA PERSPECTIVA DA TEORIA DE VYGOTSKY (2001) E WALLON (1975) QUE DEFENDE QUE O CONHECIMENTO SE DÁ A PARTIR DAS RELAÇÕES SOCIAIS, OU SEJA, DA TROCA E DA INTERAÇÃO ENTRE OS SUJEITOS, ONDE O OUTRO É PARTE DO PROCESSO DE CONHECIMENTO. COMO RESULTADO FOI POSSÍVEL COMPREENDER QUE AS PRIMEIRAS VIVÊNCIAS, EXPERIÊNCIAS E APRENDIZAGENS INFANTIS NOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA DA CRIANÇA SÃO DECISIVOS PARA A FORMAÇÃO DE ADULTOS MAIS SAUDÁVEIS NA BUSCA POR UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA E IGUALITÁRIA. CONCLUÍ-SE QUE A EDUCAÇÃO INFANTIL É UM AMBIENTE RICO EM VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS SIGNIFICATIVAS QUE SÃO ESSENCIAIS NA PROMOÇÃO DO APRENDIZADO E DESENVOLVIMENTO PLENO INFANTIL.