Artigo Anais do V CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

ANÁLISE DE ERROS MATEMÁTICOS: COMO ANALISAM OS ERROS OS DISCENTES DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA.

Palavra-chaves: ANÁLISE DE ERROS, APRENDIZAGEM, LICENCIANDOS, , Comunicação Oral (Artigo Completo) AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática
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Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

O ÊXITO TEM SIDO USADO COMO CRITÉRIO DE APRENDIZAGEM, E DENTRO DESSE PARADIGMA, TUDO QUE O ATRAPALHE, DEVE SER EVITADO, COMO É O CASO DO ERRO. NÃO É DE SE ESTRANHAR QUE MUITOS PROFESSORES CONSIDEREM O ERRO COMO ALGO INACEITÁVEL, OU SEJA, DESCARTAM A POSSIBILIDADE DELE SER VISTO COMO INDICADOR DOS PASSOS UTILIZADOS PELOS ALUNOS. NO ENTANTO, A ANÁLISE DE ERROS DESEMPENHA UM FORTE PAPEL NA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM, ESSA COMPREENSÃO É QUE JUSTIFICA A PESQUISA AQUI DESENVOLVIDA, SOBRE A IMPORTÂNCIA DO ERRO, ATRAVÉS DE SUA ANÁLISE E CATEGORIZAÇÃO PARA A INTERVENÇÃO DOCENTE TENDO EM VISTA OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM. PORTANTO, TEREMOS O PROPÓSITO DE RETRATAR AS DISTINTAS FORMAS QUE OS LICENCIANDOS UTILIZARAM E QUE PODERIAM UTILIZAR PARA ANALISAR OS ERROS DOS ALUNOS. A PESQUISA SE DESENVOLVEU ATRAVÉS DA APLICABILIDADE DE QUESTIONÁRIOS COM QUESTÕES MATEMÁTICAS DENTRO DO CONTEÚDO EQUAÇÕES POLINOMIAIS DO 2° GRAU PARA ALUNOS DO 1° PERÍODO DO CURSO DE MATEMÁTICA-LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE), NO INTUITO DE ANALISAR OS ERROS DECORRENTES DAS POSSÍVEIS RESPOSTAS DE TAIS ALUNOS, SEGUNDO O MODELO DE ANÁLISE DIDÁTICA DOS ERROS (MADE). ESSAS RESPOSTAS FORAM ANALISADAS E AVALIADAS POR LICENCIANDOS DO 9° PERÍODO DO MESMO CURSO. ASSIM, ATRAVÉS DA COMPREENSÃO DAS ANÁLISES DOS LICENCIANDOS DO 9° PERÍODO TIVEMOS CONHECIMENTO DE COMO OS MESMOS ANALISAM OS ERROS, E SE O RELACIONAM AO PARADIGMA QUE O ASSOCIA COMO ALGO NEGATIVO OU SE O ASSOCIAM A OUTRO PARADIGMA, QUE O ANALISE COMO ALGO QUE PODE SER CONSTRUTIVO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DO ALUNO.

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