O PROFESSOR DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM SUA PRATICA DOCENTE ENFRENTA ALGUMAS DIFICULDADES NO PROCESSO DE ENSINO, DENTRE AS DIFICULDADES PODEMOS CITAR, A FALTA DE INTERESSE POR PARTE DO ESTUDANTE, CURRÍCULO COM GRANDE QUANTIDADE DE ASSUNTOS, E DENTRE UMA DAS MAIORES DIFICULDADES, ESTÁ A IMPLEMENTAÇÃO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS. AS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS POR SI SÓ NÃO DÃO CONTA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, PARA QUE SUA PRATICA SEJA DE REAL EFETIVIDADE É NECESSÁRIO QUE O PROFESSOR PLANEJE SUA AULA DE FORMA QUE O ALUNO SEJA COLOCADO DIANTE DE PROBLEMAS DESAFIADORES E QUE ELE SEJA QUESTIONADO A TODO MOMENTO, E QUE NESTE PROCESSO DE QUESTIONAMENTO SEJA TRILHADO UM CAMINHO QUE PROPORCIONE AO EDUCANDO UM PROCESSO DE ENSINO. UMA DAS POSSIBILIDADES PARA FAZER COM QUE O ESTUDANTE SEJA QUESTIONADO SOBRE SUA PRATICA DE ENSINO SERIA A IMPLEMENTAÇÃO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS. NESSAS ATIVIDADES OS ALUNOS TÊM A OPORTUNIDADE DE TRILHAR UM CAMINHO ATÉ UM PRODUTO FINAL, NO ENTANTO O MAIS IMPORTANTE DO PROCESSO, É O CAMINHO PERCORRIDO PELO DISCENTE, NESTE CAMINHO O ALUNO É INSTIGADO A REFLETIR SOBRE O PROCESSO PRATICO QUE ESTÁ DESEMPENHANDO, CRIANDO HIPÓTESES, FORMULANDO PERGUNTAS, REFORMULANDO PERGUNTAS E AVALIANDO TODO O PROCESSO, TODAS ESSAS ETAPAS PRIVILEGIANDO O PROCESSO INVESTIGATIVO. PARTINDO DESTES PRESSUPOSTOS, ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO DESENVOLVER, UMA PROPOSTA DE ENSINO EMBASADA NAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS INVESTIGATIVA (AEI), BUSCANDO COM ISSO COMPREENDER COMO AS AEI PODEM CONTRIBUIR PARA O ENTENDIMENTO DE CONCEITOS FÍSICOS, ESPECIFICAMENTE OS RELACIONADOS A MÁQUINAS TÉRMICAS, PARA UMA TURMA DE NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.