AS TECNOLOGIAS PROMOVERAM A SOCIEDADE UMA NOVA FORMA DE COMUNICAÇÃO, POSSIBILITANDO O INTERCÂMBIO
DE INFORMAÇÕES, ATRAVESSANDO VÁRIAS FRONTEIRAS, SEM GRANDES CUSTOS. NO INÍCIO DO ANO DE 2020, O MUNDO
FOI SURPREENDIDO COM UMA NOVA PANDEMIA CONDICIONADA POR UM VÍRUS, DESCRITO POR UM TIPO DE
CORONAVÍRUS, O SARS-COV-19 QUE OCASIONA A DOENÇAS RESPIRATÓRIAS, PODENDO CONDICIONAR O INFECTADO
PARA ÓBITO GRADATIVO. ALGUMAS MEDIDAS PREVENTIVAS FORAM IMPLEMENTADAS PELO GOVERNO FEDERAL, COMO
USO DE MÁSCARAS E O DISTANCIAMENTO SOCIAL, PARA EVITAR A DISPERSÃO DO VÍRUS E A SUPERLOTAÇÃO DE HOSPITAIS.
DIANTE DESTE CENÁRIO CAÓTICO PROMOVIDO PELA PANDEMIA, A SOCIEDADE TEVE QUE SE REINVENTAR, UTILIZANDO
DE TÉCNICAS PARA PERMANECER EM SUAS RESIDÊNCIAS POR TEMPO INDETERMINADO. NO CONTEXTO EDUCACIONAL, AS
AULAS FORAM SUSPENSAS NA MODALIDADE PRESENCIAL, E SENDO SUBSTITUÍDO PELO MODELO REMOTO, ATÉ QUE A
PANDEMIA ESTIVESSE SOBRE CONTROLE. ESTÁ PESQUISA OBJETIVOU INVESTIGAR SOBRE O GRAU DE SATISFAÇÃO DOS
ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR, SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – EAD, COMO PLANO
EMERGENCIAL. PARA A COLETA DE INFORMAÇÕES, FOI UTILIZADO DE UM QUESTIONÁRIO DIGITAL DO GOOGLE FORMS. OS
RESULTADOS OBTIDOS FORAM QUE OS ESTUDANTES E PROFESSORES AINDA ESTÃO SE HABITUANDO A NOVA REALIDADE
IMPLANTADA DE FORMA REPENTINA E SEM PREPARO SUFICIENTE, MAS, DEVIDO AO CONTEXTO DA PANDEMIA,
APRESENTA-SE ENQUANTO ALTERNATIVA VIÁVEL PARA DAR CONTINUIDADE ÀS AULAS. OS ESTUDANTES DURANTE A PESQUISA
DEMONSTRARAM PREOCUPAÇÃO COM AQUELES QUE NÃO POSSUEM FORMAS ALTERNATIVAS DE CONTINUAR COM OS
ESTUDOS, MAS CONFESSAM QUE MESMO NESTA CIRCUNSTÂNCIA, EXISTE A NECESSIDADE DE CONTINUAR COM O ANO
LETIVO NA MODALIDADE REMOTA.