O ARTIGO TRATA DA RELAÇÃO ESTABELECIDA ENTRE ESTUDANTES DOS CURSOS DE LICENCIATURAS, SEU
PROCESSO FORMATIVO, SUAS INTERAÇÕES E AÇÕES PRÁTICAS COMO ESTAGIÁRIOS DE DOCÊNCIA NA ESCOLA
DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. O OBJETIVO É IDENTIFICAR A CONDIÇÃO EM QUE SE
ENCONTRAM ESSES ALUNOS NA ESCOLA, QUAIS POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS E
DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E EDUCATIVAS SÃO PROPORCIONADAS PARA A FORMAÇÃO
DESTES COMO PROFESSORES E DE QUE FORMA ELES ACREDITAM QUE SEU PERÍODO DE ESTÁGIO PODE
IMPACTAR SEU EXERCÍCIO PROFISSIONAL APÓS SUA FORMAÇÃO. O TRABALHO UTILIZOU O MÉTODO
QUANTIQUALITATIVO, QUE CONTOU COM A REALIZAÇÃO DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E UMA PESQUISA
DE CAMPO ENTRE OS MESES DE MARÇO E OUTUBRO DO ANO DE 2019, CUJOS INSTRUMENTOS FORAM:
APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO, DE ENTREVISTAS E OBSERVAÇÕES EM SALA DE AULA DOS GRADUANDOS DAS
LICENCIATURAS, LOTADOS COMO ESTAGIÁRIOS NA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO
PARÁ. OS RESULTADOS INDICAM UM BOM APROVEITAMENTO POR PARTE DA MAIORIA DOS ESTAGIÁRIOS E NO
QUE DIZ RESPEITO ÀS OPORTUNIDADES QUE SÃO POSSIBILITADAS NO MOMENTO DE ESTÁGIO, SÃO VISTAS
COMO POSITIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE SUAS PRÁTICAS DE DOCÊNCIA. IDENTIFICAM QUE A ESCOLA
DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ TEM DADO ATENÇÃO A ESSES ESTAGIÁRIOS E
DESENVOLVIDO DE FORMA ORGANIZADA O GERENCIAMENTO DOS MESMOS EM SEUS ESPAÇOS, PARA QUE
ESTES POSSAM DESENVOLVER AS HABILIDADES DO FAZER DOCENTE E DA DIDÁTICA QUE A EDUCAÇÃO ESCOLAR
REQUER, REAFIRMANDO O COMPROMISSO COM O AUXÍLIO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO
BÁSICA.