Artigo Anais do V CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

FORMAÇÃO DOCENTE: OS GRADUANDOS DAS LICENCIATURAS E SUAS VIVÊNCIAS E EXPERIMENTAÇÕES COMO ESTAGIÁRIOS NA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CAMPO DE ESTÁGIO, PRÁTICAS EDUCATIVAS, ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA, Comunicação Oral (Artigo Completo) AT 10: Ciência Ambiental: No Ensino e na Pesquisa
"2020-12-10 10:13:23" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 72789
    "edicao_id" => 148
    "trabalho_id" => 121
    "inscrito_id" => 727
    "titulo" => """
      FORMAÇÃO DOCENTE: OS GRADUANDOS DAS LICENCIATURAS E\r\n
      SUAS VIVÊNCIAS E EXPERIMENTAÇÕES COMO ESTAGIÁRIOS NA\r\n
      ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
      """
    "resumo" => """
      O ARTIGO TRATA DA RELAÇÃO ESTABELECIDA ENTRE ESTUDANTES DOS CURSOS DE LICENCIATURAS, SEU\r\n
      PROCESSO FORMATIVO, SUAS INTERAÇÕES E AÇÕES PRÁTICAS COMO ESTAGIÁRIOS DE DOCÊNCIA NA ESCOLA\r\n
      DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. O OBJETIVO É IDENTIFICAR A CONDIÇÃO EM QUE SE\r\n
      ENCONTRAM ESSES ALUNOS NA ESCOLA, QUAIS POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS E\r\n
      DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E EDUCATIVAS SÃO PROPORCIONADAS PARA A FORMAÇÃO\r\n
      DESTES COMO PROFESSORES E DE QUE FORMA ELES ACREDITAM QUE SEU PERÍODO DE ESTÁGIO PODE\r\n
      IMPACTAR SEU EXERCÍCIO PROFISSIONAL APÓS SUA FORMAÇÃO. O TRABALHO UTILIZOU O MÉTODO\r\n
      QUANTIQUALITATIVO, QUE CONTOU COM A REALIZAÇÃO DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E UMA PESQUISA\r\n
      DE CAMPO ENTRE OS MESES DE MARÇO E OUTUBRO DO ANO DE 2019, CUJOS INSTRUMENTOS FORAM:\r\n
      APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO, DE ENTREVISTAS E OBSERVAÇÕES EM SALA DE AULA DOS GRADUANDOS DAS\r\n
      LICENCIATURAS, LOTADOS COMO ESTAGIÁRIOS NA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO\r\n
      PARÁ. OS RESULTADOS INDICAM UM BOM APROVEITAMENTO POR PARTE DA MAIORIA DOS ESTAGIÁRIOS E NO\r\n
      QUE DIZ RESPEITO ÀS OPORTUNIDADES QUE SÃO POSSIBILITADAS NO MOMENTO DE ESTÁGIO, SÃO VISTAS\r\n
      COMO POSITIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE SUAS PRÁTICAS DE DOCÊNCIA. IDENTIFICAM QUE A ESCOLA\r\n
      DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ TEM DADO ATENÇÃO A ESSES ESTAGIÁRIOS E\r\n
      DESENVOLVIDO DE FORMA ORGANIZADA O GERENCIAMENTO DOS MESMOS EM SEUS ESPAÇOS, PARA QUE\r\n
      ESTES POSSAM DESENVOLVER AS HABILIDADES DO FAZER DOCENTE E DA DIDÁTICA QUE A EDUCAÇÃO ESCOLAR\r\n
      REQUER, REAFIRMANDO O COMPROMISSO COM O AUXÍLIO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO\r\n
      BÁSICA.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)"
    "area_tematica" => "AT 10: Ciência Ambiental:  No Ensino e na Pesquisa"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CAMPO DE ESTÁGIO, PRÁTICAS EDUCATIVAS, ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA27_ID727_19062020155445.pdf"
    "created_at" => "2020-12-11 08:02:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANO TADEU CORRÊA MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANO MEDEIROS"
    "autor_email" => "lucianomedeiros2602@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 72789
    "edicao_id" => 148
    "trabalho_id" => 121
    "inscrito_id" => 727
    "titulo" => """
      FORMAÇÃO DOCENTE: OS GRADUANDOS DAS LICENCIATURAS E\r\n
      SUAS VIVÊNCIAS E EXPERIMENTAÇÕES COMO ESTAGIÁRIOS NA\r\n
      ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
      """
    "resumo" => """
      O ARTIGO TRATA DA RELAÇÃO ESTABELECIDA ENTRE ESTUDANTES DOS CURSOS DE LICENCIATURAS, SEU\r\n
      PROCESSO FORMATIVO, SUAS INTERAÇÕES E AÇÕES PRÁTICAS COMO ESTAGIÁRIOS DE DOCÊNCIA NA ESCOLA\r\n
      DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. O OBJETIVO É IDENTIFICAR A CONDIÇÃO EM QUE SE\r\n
      ENCONTRAM ESSES ALUNOS NA ESCOLA, QUAIS POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS E\r\n
      DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E EDUCATIVAS SÃO PROPORCIONADAS PARA A FORMAÇÃO\r\n
      DESTES COMO PROFESSORES E DE QUE FORMA ELES ACREDITAM QUE SEU PERÍODO DE ESTÁGIO PODE\r\n
      IMPACTAR SEU EXERCÍCIO PROFISSIONAL APÓS SUA FORMAÇÃO. O TRABALHO UTILIZOU O MÉTODO\r\n
      QUANTIQUALITATIVO, QUE CONTOU COM A REALIZAÇÃO DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E UMA PESQUISA\r\n
      DE CAMPO ENTRE OS MESES DE MARÇO E OUTUBRO DO ANO DE 2019, CUJOS INSTRUMENTOS FORAM:\r\n
      APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO, DE ENTREVISTAS E OBSERVAÇÕES EM SALA DE AULA DOS GRADUANDOS DAS\r\n
      LICENCIATURAS, LOTADOS COMO ESTAGIÁRIOS NA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO\r\n
      PARÁ. OS RESULTADOS INDICAM UM BOM APROVEITAMENTO POR PARTE DA MAIORIA DOS ESTAGIÁRIOS E NO\r\n
      QUE DIZ RESPEITO ÀS OPORTUNIDADES QUE SÃO POSSIBILITADAS NO MOMENTO DE ESTÁGIO, SÃO VISTAS\r\n
      COMO POSITIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE SUAS PRÁTICAS DE DOCÊNCIA. IDENTIFICAM QUE A ESCOLA\r\n
      DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ TEM DADO ATENÇÃO A ESSES ESTAGIÁRIOS E\r\n
      DESENVOLVIDO DE FORMA ORGANIZADA O GERENCIAMENTO DOS MESMOS EM SEUS ESPAÇOS, PARA QUE\r\n
      ESTES POSSAM DESENVOLVER AS HABILIDADES DO FAZER DOCENTE E DA DIDÁTICA QUE A EDUCAÇÃO ESCOLAR\r\n
      REQUER, REAFIRMANDO O COMPROMISSO COM O AUXÍLIO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO\r\n
      BÁSICA.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)"
    "area_tematica" => "AT 10: Ciência Ambiental:  No Ensino e na Pesquisa"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CAMPO DE ESTÁGIO, PRÁTICAS EDUCATIVAS, ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA27_ID727_19062020155445.pdf"
    "created_at" => "2020-12-11 08:02:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANO TADEU CORRÊA MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANO MEDEIROS"
    "autor_email" => "lucianomedeiros2602@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

O ARTIGO TRATA DA RELAÇÃO ESTABELECIDA ENTRE ESTUDANTES DOS CURSOS DE LICENCIATURAS, SEU PROCESSO FORMATIVO, SUAS INTERAÇÕES E AÇÕES PRÁTICAS COMO ESTAGIÁRIOS DE DOCÊNCIA NA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. O OBJETIVO É IDENTIFICAR A CONDIÇÃO EM QUE SE ENCONTRAM ESSES ALUNOS NA ESCOLA, QUAIS POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS E DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E EDUCATIVAS SÃO PROPORCIONADAS PARA A FORMAÇÃO DESTES COMO PROFESSORES E DE QUE FORMA ELES ACREDITAM QUE SEU PERÍODO DE ESTÁGIO PODE IMPACTAR SEU EXERCÍCIO PROFISSIONAL APÓS SUA FORMAÇÃO. O TRABALHO UTILIZOU O MÉTODO QUANTIQUALITATIVO, QUE CONTOU COM A REALIZAÇÃO DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E UMA PESQUISA DE CAMPO ENTRE OS MESES DE MARÇO E OUTUBRO DO ANO DE 2019, CUJOS INSTRUMENTOS FORAM: APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO, DE ENTREVISTAS E OBSERVAÇÕES EM SALA DE AULA DOS GRADUANDOS DAS LICENCIATURAS, LOTADOS COMO ESTAGIÁRIOS NA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. OS RESULTADOS INDICAM UM BOM APROVEITAMENTO POR PARTE DA MAIORIA DOS ESTAGIÁRIOS E NO QUE DIZ RESPEITO ÀS OPORTUNIDADES QUE SÃO POSSIBILITADAS NO MOMENTO DE ESTÁGIO, SÃO VISTAS COMO POSITIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE SUAS PRÁTICAS DE DOCÊNCIA. IDENTIFICAM QUE A ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ TEM DADO ATENÇÃO A ESSES ESTAGIÁRIOS E DESENVOLVIDO DE FORMA ORGANIZADA O GERENCIAMENTO DOS MESMOS EM SEUS ESPAÇOS, PARA QUE ESTES POSSAM DESENVOLVER AS HABILIDADES DO FAZER DOCENTE E DA DIDÁTICA QUE A EDUCAÇÃO ESCOLAR REQUER, REAFIRMANDO O COMPROMISSO COM O AUXÍLIO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.