Artigo Anais do V CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

Visualizações: 92
ESTUDO DE ÁREAS E PERÍMETROS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOB O ÂNGULO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA

Palavra-chaves: MATEMÁTICA, HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, ÁREA, PERÍMETRO, Pôster (Resumo Expandido) AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática

Resumo

COMPREENDENDO OS DIVERSOS DESAFIOS QUE O ENSINO DE MATEMÁTICA ENFRENTA, ESTA PESQUISA EM ANDAMENTO PRETENDE CONTRIBUIR COM ASPECTOS POSITIVOS PARA A SUPERAÇÃO DE TAL PROBLEMÁTICA, A PARTIR DO ENLACE ENTRE HISTÓRIA E ENSINO DE MATEMÁTICA. OS OBJETIVOS SÃO: PROPORCIONAR O ESTUDO DE ÁREAS E PERÍMETROS DE FIGURAS PLANAS SOB A ÓTICA DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA; E ANALISAR A CONTRIBUIÇÃO DESSA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA. DESTE MODO, PRETENDE-SE DESENVOLVER OFICINAS ENVOLVENDO PROBLEMAS CONSIDERADOS CLÁSSICOS NA MATEMÁTICA, RELACIONANDO CONTEÚDOS MATEMÁTICOS E PROBLEMAS CONCRETOS QUE A HUMANIDADE VIVENCIOU. O PROCESSO INVESTIGATIVO SE DARÁ COM ESTUDANTES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE FORTALEZA. ESPERAMOS VERIFICAR A CONTRIBUIÇÃO DE TAL INTERVENÇÃO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO E TESTE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.