COMPREENDENDO OS DIVERSOS DESAFIOS QUE O ENSINO DE MATEMÁTICA ENFRENTA, ESTA PESQUISA EM ANDAMENTO PRETENDE CONTRIBUIR COM ASPECTOS POSITIVOS PARA A SUPERAÇÃO DE TAL PROBLEMÁTICA, A PARTIR DO ENLACE ENTRE HISTÓRIA E ENSINO DE MATEMÁTICA. OS OBJETIVOS SÃO: PROPORCIONAR O ESTUDO DE ÁREAS E PERÍMETROS DE FIGURAS PLANAS SOB A ÓTICA DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA; E ANALISAR A CONTRIBUIÇÃO DESSA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA. DESTE MODO, PRETENDE-SE DESENVOLVER OFICINAS ENVOLVENDO PROBLEMAS CONSIDERADOS CLÁSSICOS NA MATEMÁTICA, RELACIONANDO CONTEÚDOS MATEMÁTICOS E PROBLEMAS CONCRETOS QUE A HUMANIDADE VIVENCIOU. O PROCESSO INVESTIGATIVO SE DARÁ COM ESTUDANTES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE FORTALEZA. ESPERAMOS VERIFICAR A CONTRIBUIÇÃO DE TAL INTERVENÇÃO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO E TESTE.