O PRESENTE ARTIGO ABORDA AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) NA FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS QUE ATUAM EM UMA ESCOLA NO AGRESTE PERNAMBUCANO. EM 2018 A CAPES LANÇOU O PRP, DESTINADAS ÀS IES PÚBLICAS E PRIVADAS, NA IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETOS INOVADORES QUE ESTIMULAM A ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA, CONDUZIDOS EM PARCERIA COM AS REDES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA. TEMOS COMO OBJETIVO GERAL: INVESTIGAR AS CONTRIBUIÇÕES DO PRP NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS: A) VERIFICAR COMO A PARTICIPAÇÃO CONTRIBUIU NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS LICENCIANDOS E B) ENTENDER COMO A PARTICIPAÇÃO NO PRP PODE CONTRIBUIR NO SEU INGRESSO AO MERCADO DE TRABALHO. NO DECORRER DO TEXTO, TRAZEMOS AS CONTRIBUIÇÕES DE AUTORES COMO PIMENTA, LIMA, ENTRE OUTROS. NA METODOLOGIA REALIZAMOS UMA PESQUISA QUALITATIVA COM QUATRO BOLSISTAS QUE FIZERAM OU AINDA FAZ PARTE DO PRP, POR MEIO DE UM QUESTIONÁRIO ON-LINE UTILIZANDO UM FORMULÁRIO DO GOOGLE ENVIADO AOS PARTICIPANTES. DESTA FORMA FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR COMO O PROGRAMA ESTÁ CONTRIBUINDO PARA A FORMAÇÃO DOS FUTUROS PROFESSORES. TODOS RELATARAM QUE CONTRIBUI POSITIVAMENTE A AQUELES QUE ESTÃO INSERIDOS NO PROGRAMA, SEJA PELO CARÁTER FORMATIVO QUE O PRP POSSUI, COMO PELA VIVÊNCIA DOCENTE, POIS ENCONTRAM NO AMBIENTE ESCOLAR, NOS PROFESSORES, COORDENADORES E PRECEPTORES UM APOIO FORMATIVO, QUE OS APROXIMA NO CONTEXTO ESCOLAR E DA PRÁTICA DOCENTE, QUE CONTRIBUI NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS CRÍTICOS E REFLEXIVOS, COLABORANDO A FIM DE CONSTRUIR EM SEUS AMBIENTES DE TRABALHO, UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA TODOS.