OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS, COMO MUSEUS DE CIÊNCIAS NATURAIS, CONTRIBUEM PARA A FORMAÇÃO CIENTÍFICA E PARA A INTERAÇÃO ENTRE SOCIEDADE E NATUREZA. ALÉM DOS MUSEUS, DESTACAM-SE AS PARÓDIAS COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, POIS PERMITE A APROXIMAÇÃO DOS ALUNOS COM OS CONTEÚDOS CIENTÍFICOS DE FORMA DIVERTIDA E PRAZEROSA. PENSANDO EM CONTRIBUIR COM A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DOS CONTEÚDOS DE ECOLOGIA, NAS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA, E A FORMAÇÃO CIENTÍFICA DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, POR MEIO DE UMA METODOLOGIA QUE PERMITISSE A PARTICIPAÇÃO ATIVA E ENVOLVESSE FATORES COGNITIVOS E AFETIVOS, ESTE TRABALHO RELATOU ATIVIDADES DIDÁTICAS REALIZADAS EM AULAS DE CIÊNCIAS, COM ESTUDANTES DOS SÉTIMOS ANOS DE UMA ESCOLA PRIVADA DE CHAPECÓ (SC), E EM AULAS DE BIOLOGIA, COM ESTUDANTES DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ITAGUAÍ (RJ). FOI REALIZADA VISITA DE ESTUDO COM ALUNOS DOS SÉTIMOS ANOS AO MUSEU DE CIÊNCIAS NATURAIS DA UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ (UNOCHAPECÓ) E PRODUÇÃO DE PARÓDIA COM ESTUDANTES DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO, COMO METODOLOGIA FACILITADORA DA APRENDIZAGEM EM ECOLOGIA. AS ATIVIDADES ATINGIRAM O OBJETIVO ESTABELECIDO, COMPLEMENTANDO OS CONHECIMENTOS ECOLÓGICOS PREVISTOS NO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO, FAZENDO COM QUE SE TORNASSEM MAIS SIGNIFICATIVOS AOS ESTUDANTES. DE FATO, SABEMOS QUE, QUANDO EXISTE UMA EMOÇÃO LIGADA A QUALQUER TIPO DE CONHECIMENTO, ESTE SE CONSOLIDA DE FORMA MAIS CONCRETA AOS ESTUDANTES, QUE DIFICILMENTE O ESQUECERÃO.