A IMUNOLOGIA É A ÁREA BIOMÉDICA QUE ESTUDA O CONJUNTO DOS MECANISMOS DE DEFESA DO ORGANISMO CONTRA ANTÍGENOS. NO ENSINO SUPERIOR, É UMA ÁREA ENCARADA PELOS ALUNOS COMO COMPLEXA E ABSTRATA, DETENDO MUITOS PROCESSOS PARA SEREM APRENDIDOS. NA LITERATURA, VÁRIOS AUTORES RELATAM O SUCESSO NO USO DE MODELOS DIDÁTICOS COM O INTUITO DE FACILITAR O PROCESSO NORTEADOR DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM PRINCIPALMENTE NA ÁREA DE BIOLÓGICAS POR SE TRATAR DE CONTEÚDOS ABSTRATOS E MICROSCÓPICOS, ONDE EM MUITO DAS VEZES A EXISTÊNCIA DE UM LABORATÓRIO PRÁTICO COM EQUIPAMENTOS DE MICROSCOPIA SÃO ONEROSOS E RESTRITOS. DESTA MANEIRA, PARA VENCERMOS TAIS OBSTÁCULOS, ESTE TRABALHO PROPÕE A CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DIDÁTICO TRIDIMENSIONAL DE BAIXO CUSTO QUE ABORDA OS MECANISMOS DA RESPOSTA IMUNE CELULAR MEDIADA PELOS LINFÓCITOS T CD8+ PARA O ENSINO SUPERIOR NA DISCIPLINA DE IMUNOLOGIA. COMO RESULTADO, FORAM UTILIZADOS MATERIAIS SIMPLES E DE BAIXO CUSTO PARA A CONSTRUÇÃO DO MODELO COMO, BOLAS DE ISOPOR, ISOPOR, TINTA ACRÍLICA COLORIDA, MASSA DE BISCUIT COLORIDA E FIOS ELÉTRICOS COM DIVERSAS CORES. COM O USO DESTE MODELO DIDÁTICO TRIDIMENSIONAL NAS AULAS DE IMUNOLOGIA ACREDITAMOS QUE ESTE TÓPICO POSSA SER COMPREENDIDO DE MANEIRA MAIS EFICAZ IMPACTANDO POSITIVAMENTE O PROCESSO DE APRENDER DOS ALUNOS, RESGATANDO O VISUAL E FACILITANDO O PROCESSO DE APRENDIZAGEM.