Artigo Anais do V CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

Visualizações: 116
EFEITOS ADVERSOS DO USO DE ESTEROIDES ANABOLIZANTES ANDROGÊNICOS EM HOMENS PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO NA CIDADE DO RECIFE / PE.

Palavra-chaves: MUSCULAÇÃO, ATIVIDADE FÍSICA, ANABOLIZANTES, ACADEMIAS, Comunicação Oral (Artigo Completo) AT 05: Ciências da Saúde: abordagens na Pesquisa e no Ensino

Resumo

OBSERVA-SE O AUMENTO NA PROCURA DAS ACADEMIAS DE MUSCULAÇÃO PARA PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS PELA PROCURA DE MELHORAR O CONDICIONAMENTO, FORMA FÍSICA, APARÊNCIA E AUTOESTIMA. MUITOS DOS INDIVÍDUOS PRATICANTES DESSAS ATIVIDADES, RECORREM AO USO DE ESTEROIDES ANABÓLICOS ANDROGÊNICOS (EAA). OBJETIVOU-SE REALIZAR O PERFIL DOS PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO QUE FAZEM USO DOS EAA E QUAIS OS PRINCIPAIS EFEITOS COLATERAIS DOS EAA. É UM ESTUDO DESCRITIVO TRANSVERSAL DE NATUREZA QUANTITATIVA. POR MEIO DE UM QUESTIONÁRIO PADRONIZADO, FORAM ENTREVISTADOS 400 HOMENS NA CIDADE DO RECIFE / PE. COM IDADE MÍNIMA DE 18. ENTREGUES DE FORMA RANDÔMICA. O NÚMERO DE RECIFENSES USUÁRIOS DE EAA VEM AUMENTANDO E, O USO INDISCRIMINADO E SEM ORIENTAÇÃO DE UM ESPECIALISTA, PODE CAUSAR COMPLICAÇÕES CARDIOVASCULARES, DISFUNÇÃO HEPÁTICA, LESÃO RENAL, DISTÚRBIOS PSIQUIÁTRICOS, REDUÇÃO DA TIROIDE E INFERTILIDADE. ENTRETANTO, DESCREVERAM TAMBÉM POR UNANIMIDADE QUE HOUVE UM AUMENTO NA DISPOSIÇÃO E FORÇA FÍSICA, ALÉM DE RELATAREM AUMENTO NA LIBIDO SEXUAL, ACELERAÇÃO NA RECUPERAÇÃO FÍSICA E MELHORA NA APARÊNCIA FÍSICA. O USO DE ESTEROIDES DE FORMA INDISCRIMINADA, PODE LEVAR A ALTERAÇÕES FÍSICAS E PSICOLÓGICAS INDESEJÁVEIS NO USUÁRIO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.