OS CONCEITOS QUE SÃO TRABALHADOS NO ENSINO DA FÍSICA SÃO DE FORMA GERAL DIFÍCEIS DE ASSIMILAÇÃO, SENDO ASSIM NECESSÁRIO O AUXÍLIO DE AULAS EXPERIMENTAIS PARA UMA MELHOR COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS ABORDADOS. O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI FAZER UMA ANALISE (PESQUISA BIBLIOGRÁFICA) QUANTITATIVA E QUANTITATIVA DOS DIFERENTES TIPOS DE TRABALHO, QUE ASSOCIAM OS CONTEÚDOS TEÓRICOS E NAS RESPECTIVAS PRATICAS EXPERIMENTAIS. A PESQUISA FOI REALIZADA NA ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO DON VIEIRA, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE NAZARÉ DA MATA – PE, NA TURMA DE 3º ANO A COM QUANTITATIVOS DE ALUNOS DE 26. NA PRIMEIRA ETAPA, FOI MINISTRADA UMA AULA TRADICIONAL, EM SEGUIDA FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO INVESTIGATIVO. NA SEGUNDA ETAPA, FOI MINISTRADA UMA AULA EXPERIMENTAL, E POR FIM, FOI APLICADO O MESMO QUESTIONÁRIO COM AS ALTERNATIVAS REFERENTE AO ASSUNTO ABORDADO E MAIS 3 QUESTÕES SOBRE AS AULAS EXPERIMENTAIS, PARA QUE PUDÉSSEMOS AVALIAR A EFICÁCIA DESSA AULA. OS RESULTADOS MOSTRARAM UMA MELHORA SIGNIFICATIVA NA ABSORÇÃO DOS CONHECIMENTOS PARA TODAS AS QUESTÕES INVESTIGATIVAS APRESENTADAS INICIALMENTE, COM ÊNFASE PARA A SEGUNDA QUESTÃO, POIS O PERCENTUAL DE ERROS PASSOU DE 100% PARA 85% DE ERROS E 15% DE ACERTOS. ESTES RESULTADOS CORROBORAM COM OUTROS AUTORES E REFORÇAM AS EVIDENCIAS QUE AS AULAS TRADICIONAIS ASSOCIADAS ÀS AULAS EXPERIMENTAIS COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO, SÃO ALTERNATIVAS SIMPLES E BARATAS, QUE ATUAM DE FORMA EFETIVA NA APRENDIZAGEM.