O PRESENTE TRABALHO TEM COMO TEMA: O PSICOPEDAGOGO E A SUA IMPORT?NCIA NAS ESCOLAS P?BICAS MUNICIPAIS, DE MODO A ENFATIZAR AS DIFERENTES FUNDAMENTA??ES TE?RICAS E PR?TICAS DESTE PROFISSIONAL, TENDO EM VISTA QUE, A PSICOPEDAGOGIA NA CONJUNTURA ATUAL, TEM-SE TORNADO UMA REFER?NCIA NAS UNIDADES ESCOLARES, A GARANTIR AOS ESTUDANTES MELHORES M?TODOS DE COMPREENS?O DE CONTE?DO, AMENIZANDO AS PROBLEM?TICAS EXISTENTES NA APRENDIZAGEM DO ALUNO E DE CADA INDIV?DUO DA REDE P?BLICA MUNICIPAL. PORTANTO, ESTE TRABALHO DESTACA-SE DE PESQUISA BIBLIOGR?FICAS, COM DIVERSOS PENSADORES DO TEMA EM ESTUDO O QUE MOSTRA O PAPEL DESEMPENHADO PELO PROFISSIONAL DA PSICOPEDAGOGIA, NO CUMPRIMENTO DE SUAS ATIVIDADES JUNTO AOS DOCENTES DAS UNIDADES ESCOLARES, TORNANDO-SE SEUS DISCENTE CAPAZES DE PROMOVER-SE PARA O SUCESSO DE SUA APRENDIZAGEM. ASSIM, POR ESTA RAZ?O, FAZ-SE NECESS?RIO QUE O PSICOPEDAGOGO POSSUA METODOLOGIAS DIFERENCIADAS PARA CADA INDIV?DUO OU GRUPO, DISTRIBU?DOS EM CONTEXTO PARA A REDU??O DOS ?NDICES DE EVAS?O ESCOLAR NAS REDES P?BLICAS MUNICIPAIS.